ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

24 novembro, 2008

NATUREZA - 24-11-2008

Estudo inédito em várzea rastreia onça-pintada por satélite
MANAUS - Pela primeira vez, um espécie de onça-pintada foi capturada em uma área de várzea na Amazônia Ocidental, região que abrange os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. O objetivo foi colocar um colar com localizador GPS/VHF no animal capturado para monitorar os hábitos da espécie via satélite, método ainda inédito na Amazônia Brasileira. As informações de localização subsidiarão estratégias para a conservação da onça-pintada.
A captura ocorreu no dia 31 de outubro e foi realizada por uma equipe de pesquisadores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), com a participação de moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
O animal, uma fêmea de quase 50 quilos e 1,80m de comprimento, foi capturado com uma armadilha de pé colocada nas proximidades do Lago Mamirauá, na Reserva Mamirauá, área de várzea com 1,12 milhão de hectares.
A idade estimada do animal é de aproximadamente quatro anos e seu estado de saúde é ótimo. A onça foi imobilizada com o uso de tranquilizantes e se recuperou em aproximadamente duas horas e meia.
Monitoramento
A ação faz parte das pesquisas do “Projeto Iauaretê - Ecologia e Conservação da onça-pintada”, criado em março de 2007 com o objetivo de monitorar em longo prazo a população de onças-pintada nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã.
O Projeto Iauaretê pretende reunir informações sobre a densidade populacional, ecologia e comportamento da espécie. Entre elas, qual sua dieta, reprodução e uso do habitat.
Resultados
De acordo com Emiliano Esterci Ramalho, coordenador do Projeto, uma das hipóteses já levantadas com esse estudo é de que o ambiente de várzea pode ter papel fundamental para a sobrevivência e reprodução da onça-pintada na Amazônia.- A várzea exerce papel importante para que a fêmea se reproduza e crie seus filhotes. Mas ainda não sabemos, por exemplo, se as onças que nascem na várzea migram para outros locais – de terra firme, por exemplo – ou ficam nesse ambiente. Agora, com a captura, será possível obter respostas a algumas dessas perguntas - diz o pesquisador.
O colar colocado na fêmea capturada fornecerá informações sobre a sua localização de duas em duas horas durante um ano. “Assim, é possível saber praticamente tudo que o animal fez durante aquele período”, explica Emiliano.
Ao final de um ano, o colar cairá do pescoço do animal, possibilitando assim a análise dos dados captados. Outras expedições para possíveis capturas estão previstas para este ano.
Para assistir a vídeos com notícias e informações sobre a Amazônia, acesse www.portalamazonia.com/videosdaamazonia. Faça o seu cadastro e assista grátis.
Portal Amazônia, com informações da Reserva Mamirauá - RC

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial