CURSOS - 7-12-10
CURSO PÓS TÉCNICO EM CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE MOBILIÁRIO
ESPECIALIZAÇÃO EM RESTAURAÇÃO DE MOBILIÁRIO
MATRÍCULAS ABERTAS!
APRESENTAÇÃO E OBJETIVO DO CURSO:
O presente curso visa instrumentalizar o aluno para o estudo e a pesquisa em conservação e restauração de obras de arte e/ou objetos artísticos, para a obtenção de habilidades específicas técnicas bem como conhecimentos teóricos para a realização de trabalhos nas áreas de conservação e restauração no âmbito específico do patrimônio cultural relativo à “artes decorativas”, mais especificamente, mobiliário, de forma responsável e ética, seguindo as diretrizes e resoluções as cartas e conselhos internacionais e nacionais.
PERFIL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
O egresso do curso em Conservação e Restauração em objetos de mobiliário poderá atuar em instituições públicas ou privadas, apresentará no exercício de sua profissão, habilidade manual, artesanal, responsabilidade, sensibilidade (sutileza, curiosidade, autoridade; gosto pelo antigo, pela novidade) para a ação da preservação e restauração de
Obras de Arte Sacra. Suas ações serão meticulosas, críticas e reflexivas, respeitando integralmente o objeto de estudo e intervenção no contexto histórico e cultural em que se encontra. As suas atuações serão apoiadas pela tecnologia de ponta existente na área museal e patrimonial como em técnicas e manuais tradicionais e pela atitude científica pautada na ética.
DISCIPLINA I: HISTÓRIA DAS ARTES DECORATIVAS E DO MOBILIÁRIO: UMA HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA DA ANTIGUIDADE ATÉ O SÉCULO XXI
A presente disciplina visa instrumentalizar e capacitar o aluno para o reconhecimento e análise de móveis e
objetos antigos e / ou modernos para uma investigação e identificação criteriosa e consciente daquilo que deverá ser conservado e/ou restaurado, do ponto de vista, material, temporal-histórico e estilístico.
Pretendemos seguir com uma abordagem de caráter sociológica e histórica a partir da localização dos
objetos de uso cotidiano e de uso decorativo utilizados pelas culturas ocidentais da antiguidade até os
dias de hoje, seguindo para a identificação os seus usos e funções, técnicas e materiais empregados.
1.História da arquitetura civil – a Casa na Antiguidade (Uma história da vida privada)
a) A casa egípcia e mesopotâmica
b) A casa grega
c) Da casa etrusca à Romana
2. Mobiliário na antiguidade e outros objetos de arte aplicada
a) Mesopotâmia, Egito e oriente médio
b) Mobiliário na Grécia e Roma Antiga
3. A casa medieval e os objetos do cotidiano
4. Mobiliário europeu nos séculos XV e XVI: a) A casa Renascentista e o luxo vindo das viagens marítimas
a) As influências orientais
b) O mobiliário Italiano (laca veneziana, a pietra dure, stagliola e etc.)
c) O mobiliário Inglês Elisabetano- O estilo Tudo (gótico-renascentista)
5. Mobiliário europeu nos séculos XVII e XVIII:
a) A casa e o mobiliário Barroco e Rococó
b) Mobiliário inglês
c) Os Ebanistas e a marchetaria de André Charles Boulle e outros artesãos-artistas)
d) A azulejaria portuguesa e espanhola – as influências mouriscas e chinesas
e) O mobiliário Indu-português e o Charão (laca portuguesa)
f) O mobiliário durante os reinados de Luiz XIII, Luiz XIV, Luiz XV e Luiz XVI.
g) O movimento “Chinoiserie”
6. Mobiliário europeu no século XIX:
a) Os estilos Neoclássico, Império, Romântico, Vitoriano e etc.
b) Movimento “ Japonismo”
c) Os ornamentos e os arqueólogos nos século XVIII e XIX: Revivalismos Neoclassicistas e Românticos
d) O movimento Arts& Crafts e o Art Nouveau
e) O mobiliário Inglês e o estilo colonial nos Estados Unidos (do século XVI ao XX)
f) O mobiliário português e seus desdobramentos no Brasil durante o período colonial e Imperial
7. Mobiliário europeu no século XIX:
a) Art Deco
b) Bauhaus
c) Outras influências modernistas no mobiliário
d) Mobiliário moderno Brasileiro
e) Mobiliário pós moderno e contemporâneo
DISCIPLINA II: HISTÓRIA DAS ARTES DECORATIVAS E ARTES APLICADAS DA ANTIGUIDADE AOS DIAS DE HOJE
A presente disciplina visa instrumentalizar e capacitar o aluno para o reconhecimento e análise de móveis e
objetos antigos e / ou modernos para uma investigação e identificação criteriosa e consciente daquilo que
deverá ser conservado e/ou restaurado, identificando os diferentes estilos decorativos, materiais empregados e modismos do decorrer da história.
Pretendemos seguir com uma abordagem de caráter sociológico e histórico a partir da localização dos objetos de uso cotidiano e de uso decorativo utilizados pelas culturas ocidentais da antiguidade até os dias de hoje,
seguindo para a identificação os seus usos e funções, técnicas e materiais empregados.
8. Objetos decorativos e utilitários na antiguidade e outros objetos de arte aplicada (Cerâmica,vidro,ourivesaria e etc.)
a) Mesopotâmia, Egito e oriente médio
b) Grécia e Roma Antiga
9. Ourivesaria, vitral, marfim e outros objetos medievais
10. Artes decorativas européias nos séculos XV e XVI:
a) Objetos de luxo vindo das viagens marítimas: seda, marfim etc.
b) A Pietra Dure Florentinab) Murano veneziano
c) A miniatura inglesa
11. Artes decorativas européias nos séculos XVII e XVIII:
a) A talha inglesa
b) A Tapeçaria (Millefleures , Gobelain, Aubusson e as fábricas belgas)
c) Cerâmicas e a azulejaria (Holanda: Delft – Inglaterra, Alemanha)
d) A Cia das Índias orientais e ocidentais
e) A azulejaria portuguesa e espanhola – as influências mouriscas e chinesas
f) As artes decorativas durante os reinados de Luiz XIII, Luiz XIV, Luiz XV e Luiz XVI.
g) O movimento “Chinoiserie”
12. Artes decorativas européias no século XIX:
a) Os estilos Neoclássico, Império, Romântico, Vitoriano e etc.
b) A porcelana européia (Sèvres, Limoges, Meisein e a influência das porcelanas chinesas e Japonesas)
c) Movimento “ Japonismo”
d) Os ornamentos e os arqueólogos nos século XVIII e XIX: Revivalismos Neoclassicistas e Românticos
e) O movimento Arts& Crafts e o Art Nouveau
13. Artes decorativas no século XIX:
a) Art Deco
b) Bauhaus
c) Outras influências modernistas nas artes decorativas
d) O design no mundo e no Brasil
DISCIPLINA III : POLICROMIA DE MOBILIÁRIO, COM ÊNFASE NO MOBILIÁRIO BRASILEIRO, RESTÁBULOS E ORATÓRIOS
14.Camadas pictóricas e bases tradicionais da policromia (Pintura):
a) A base de preparação e suas variações
b) As colas orgânicas,
c) Os brancos minerais,
d) Os gessos (comum, sotille- processo de refinamento)
e) Bolo armênio
15-Tintas e vernizes para Policromia e acabamento de obras de Arte Sacra:
a) Tintas tradicionais: Têmperas: colas, caseína, ovo
b) Tintas e vernizes tradicionais: óleos e vernizes
c) Tintas e vernizes modernos: acrílicos, vinílico, esmalte
16.Técnicas de pintura decorativa tradicionais e acabamentos da imaginária brasileira
a) Aplicação de pastiglio (técnica do estofado – pintura em relevo).
b) Ténicas de stencil, esgrafito, punção, pátinas, marmorização entre outras técnicas tradicionais de policromia utilizadas na Imaginária brasileira.
c) Tecnicas de decoração policromática: carnação,planejamento , resina Rubie outras técnicas
d) Aplicações de rendas, pedras, perucas, roupas e outros objetos de materiais variados
17.As técnicas de douração a água e a óleo.
DISCIPLINA IV: RESTAURAÇÃO DE MÓVEIS DE MADEIRA COM OU SEM IDUMENTÁRIAS E OUTROS MATERIAS ALTERNATIVOS
18.Técnicas de restauro de mobiliário, com ênfase no mobiliário brasileiro (Exercícios práticos):
Restauração de:
a) Móveis em madeira policromadas e em outros materiais alternativos tais como papelão e gesso.
b) Móveis em madeira sem pintura, com marchetaria e outras técnicas ebanistas e com outros materiais
alternativos,tais como pedras, marfim, tecido, porcelana e etc.
c) Retábulos e oratórios em madeira e outros materiais alternativos como papelão e estuque
d) Tecidos, estofamentos e outras indumentárias do mobiliário
e)Prataria, objetos de metal, cerâmica, porcelana e marfim presentes como ornamentação e acabamento em
mobiliário
19. Tratamentos gerais preliminares;
a) Limpeza geral mecânica e química.
b) Tratamentos preliminares: imunização, higienização, desinfestação.
20. Técnicas de restauração de mobiliário policromado, Retábulos, Oratórios, outros objetos de suporte de madeira.
Bem como, policromia em estuque e outros materiais possíveis com tratamento de policromia:
I- Tratamentos do suporte de madeira e outros suportes tridimensionais utilizados sob policromia em arte sacra.
a) Técnicas de Enxertos e Reconstituição do suporte.
b) Técnicas de Enrijecimento
c) Técnicas de Complementação
d) Técnicas de Consolidação (orifícios e rachaduras)
e) Técnicas de nivelamento
II- Tratamento da camada pictórica (policromia):
a) Janelas de prospecção
b) Corte estratigráfico
c) Marcha analítica
d) Identificação em obras originais repintadas
e) Remoção de repintura
f) Limpeza geral mecânica e química.
g) Fixação da base e policromia.
h) Faceamento
i) Reintegração pictórica
j) Reintegração cromática
k) Nivelamento de Lacuna e de borda
l) Técnicas de restauro de pátinas e vernizes
m) Remoção de verniz
n) Verniz de saturação
o) Verniz de proteção
21. Técnicas de restauração de estofamentos para mobiliário (teoria e prática)
22. Técnicas de restauração de laca chinesa para mobiliário (teoria e prática)
23. Técnicas de restauração de falsa laca, Scagliola, laca veneziana e charão para mobiliário (teoria e prática)
24. Técnicas de restauração de marchetaria para mobiliário (teoria e prática)
25. Técnicas de restauração de incrustação em pedra, como Pietra Dura, para mobiliário (teoria e prática)
26. Técnicas de restauração de douramento em vários suportes (teoria e prática)
27. Técnicas de restauração de objetos de madeira sem policromia (teoria e prática)
28. Técnicas de restauração de objetos em cerâmica e porcelana presentes como detalhes em mobiliário
(Teoria e prática)
29. Técnicas de restauração de objetos em resina e outros materiais alternativos presentes em mobiliário
(Teoria e prática)
30. Técnicas de restauração de objetos em diversos metais utilizados em mobiliário (teoria e prática)
Centro Técnico Templo da Arte
Rua Costa Aguiar 1013 – Ipiranga
São Paulo-SP – CEP 04204-001
Fone: (11) 2063-7443
ESPECIALIZAÇÃO EM RESTAURAÇÃO DE MOBILIÁRIO
MATRÍCULAS ABERTAS!
APRESENTAÇÃO E OBJETIVO DO CURSO:
O presente curso visa instrumentalizar o aluno para o estudo e a pesquisa em conservação e restauração de obras de arte e/ou objetos artísticos, para a obtenção de habilidades específicas técnicas bem como conhecimentos teóricos para a realização de trabalhos nas áreas de conservação e restauração no âmbito específico do patrimônio cultural relativo à “artes decorativas”, mais especificamente, mobiliário, de forma responsável e ética, seguindo as diretrizes e resoluções as cartas e conselhos internacionais e nacionais.
PERFIL DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
O egresso do curso em Conservação e Restauração em objetos de mobiliário poderá atuar em instituições públicas ou privadas, apresentará no exercício de sua profissão, habilidade manual, artesanal, responsabilidade, sensibilidade (sutileza, curiosidade, autoridade; gosto pelo antigo, pela novidade) para a ação da preservação e restauração de
Obras de Arte Sacra. Suas ações serão meticulosas, críticas e reflexivas, respeitando integralmente o objeto de estudo e intervenção no contexto histórico e cultural em que se encontra. As suas atuações serão apoiadas pela tecnologia de ponta existente na área museal e patrimonial como em técnicas e manuais tradicionais e pela atitude científica pautada na ética.
DISCIPLINA I: HISTÓRIA DAS ARTES DECORATIVAS E DO MOBILIÁRIO: UMA HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA DA ANTIGUIDADE ATÉ O SÉCULO XXI
A presente disciplina visa instrumentalizar e capacitar o aluno para o reconhecimento e análise de móveis e
objetos antigos e / ou modernos para uma investigação e identificação criteriosa e consciente daquilo que deverá ser conservado e/ou restaurado, do ponto de vista, material, temporal-histórico e estilístico.
Pretendemos seguir com uma abordagem de caráter sociológica e histórica a partir da localização dos
objetos de uso cotidiano e de uso decorativo utilizados pelas culturas ocidentais da antiguidade até os
dias de hoje, seguindo para a identificação os seus usos e funções, técnicas e materiais empregados.
1.História da arquitetura civil – a Casa na Antiguidade (Uma história da vida privada)
a) A casa egípcia e mesopotâmica
b) A casa grega
c) Da casa etrusca à Romana
2. Mobiliário na antiguidade e outros objetos de arte aplicada
a) Mesopotâmia, Egito e oriente médio
b) Mobiliário na Grécia e Roma Antiga
3. A casa medieval e os objetos do cotidiano
4. Mobiliário europeu nos séculos XV e XVI: a) A casa Renascentista e o luxo vindo das viagens marítimas
a) As influências orientais
b) O mobiliário Italiano (laca veneziana, a pietra dure, stagliola e etc.)
c) O mobiliário Inglês Elisabetano- O estilo Tudo (gótico-renascentista)
5. Mobiliário europeu nos séculos XVII e XVIII:
a) A casa e o mobiliário Barroco e Rococó
b) Mobiliário inglês
c) Os Ebanistas e a marchetaria de André Charles Boulle e outros artesãos-artistas)
d) A azulejaria portuguesa e espanhola – as influências mouriscas e chinesas
e) O mobiliário Indu-português e o Charão (laca portuguesa)
f) O mobiliário durante os reinados de Luiz XIII, Luiz XIV, Luiz XV e Luiz XVI.
g) O movimento “Chinoiserie”
6. Mobiliário europeu no século XIX:
a) Os estilos Neoclássico, Império, Romântico, Vitoriano e etc.
b) Movimento “ Japonismo”
c) Os ornamentos e os arqueólogos nos século XVIII e XIX: Revivalismos Neoclassicistas e Românticos
d) O movimento Arts& Crafts e o Art Nouveau
e) O mobiliário Inglês e o estilo colonial nos Estados Unidos (do século XVI ao XX)
f) O mobiliário português e seus desdobramentos no Brasil durante o período colonial e Imperial
7. Mobiliário europeu no século XIX:
a) Art Deco
b) Bauhaus
c) Outras influências modernistas no mobiliário
d) Mobiliário moderno Brasileiro
e) Mobiliário pós moderno e contemporâneo
DISCIPLINA II: HISTÓRIA DAS ARTES DECORATIVAS E ARTES APLICADAS DA ANTIGUIDADE AOS DIAS DE HOJE
A presente disciplina visa instrumentalizar e capacitar o aluno para o reconhecimento e análise de móveis e
objetos antigos e / ou modernos para uma investigação e identificação criteriosa e consciente daquilo que
deverá ser conservado e/ou restaurado, identificando os diferentes estilos decorativos, materiais empregados e modismos do decorrer da história.
Pretendemos seguir com uma abordagem de caráter sociológico e histórico a partir da localização dos objetos de uso cotidiano e de uso decorativo utilizados pelas culturas ocidentais da antiguidade até os dias de hoje,
seguindo para a identificação os seus usos e funções, técnicas e materiais empregados.
8. Objetos decorativos e utilitários na antiguidade e outros objetos de arte aplicada (Cerâmica,vidro,ourivesaria e etc.)
a) Mesopotâmia, Egito e oriente médio
b) Grécia e Roma Antiga
9. Ourivesaria, vitral, marfim e outros objetos medievais
10. Artes decorativas européias nos séculos XV e XVI:
a) Objetos de luxo vindo das viagens marítimas: seda, marfim etc.
b) A Pietra Dure Florentinab) Murano veneziano
c) A miniatura inglesa
11. Artes decorativas européias nos séculos XVII e XVIII:
a) A talha inglesa
b) A Tapeçaria (Millefleures , Gobelain, Aubusson e as fábricas belgas)
c) Cerâmicas e a azulejaria (Holanda: Delft – Inglaterra, Alemanha)
d) A Cia das Índias orientais e ocidentais
e) A azulejaria portuguesa e espanhola – as influências mouriscas e chinesas
f) As artes decorativas durante os reinados de Luiz XIII, Luiz XIV, Luiz XV e Luiz XVI.
g) O movimento “Chinoiserie”
12. Artes decorativas européias no século XIX:
a) Os estilos Neoclássico, Império, Romântico, Vitoriano e etc.
b) A porcelana européia (Sèvres, Limoges, Meisein e a influência das porcelanas chinesas e Japonesas)
c) Movimento “ Japonismo”
d) Os ornamentos e os arqueólogos nos século XVIII e XIX: Revivalismos Neoclassicistas e Românticos
e) O movimento Arts& Crafts e o Art Nouveau
13. Artes decorativas no século XIX:
a) Art Deco
b) Bauhaus
c) Outras influências modernistas nas artes decorativas
d) O design no mundo e no Brasil
DISCIPLINA III : POLICROMIA DE MOBILIÁRIO, COM ÊNFASE NO MOBILIÁRIO BRASILEIRO, RESTÁBULOS E ORATÓRIOS
14.Camadas pictóricas e bases tradicionais da policromia (Pintura):
a) A base de preparação e suas variações
b) As colas orgânicas,
c) Os brancos minerais,
d) Os gessos (comum, sotille- processo de refinamento)
e) Bolo armênio
15-Tintas e vernizes para Policromia e acabamento de obras de Arte Sacra:
a) Tintas tradicionais: Têmperas: colas, caseína, ovo
b) Tintas e vernizes tradicionais: óleos e vernizes
c) Tintas e vernizes modernos: acrílicos, vinílico, esmalte
16.Técnicas de pintura decorativa tradicionais e acabamentos da imaginária brasileira
a) Aplicação de pastiglio (técnica do estofado – pintura em relevo).
b) Ténicas de stencil, esgrafito, punção, pátinas, marmorização entre outras técnicas tradicionais de policromia utilizadas na Imaginária brasileira.
c) Tecnicas de decoração policromática: carnação,planejamento , resina Rubie outras técnicas
d) Aplicações de rendas, pedras, perucas, roupas e outros objetos de materiais variados
17.As técnicas de douração a água e a óleo.
DISCIPLINA IV: RESTAURAÇÃO DE MÓVEIS DE MADEIRA COM OU SEM IDUMENTÁRIAS E OUTROS MATERIAS ALTERNATIVOS
18.Técnicas de restauro de mobiliário, com ênfase no mobiliário brasileiro (Exercícios práticos):
Restauração de:
a) Móveis em madeira policromadas e em outros materiais alternativos tais como papelão e gesso.
b) Móveis em madeira sem pintura, com marchetaria e outras técnicas ebanistas e com outros materiais
alternativos,tais como pedras, marfim, tecido, porcelana e etc.
c) Retábulos e oratórios em madeira e outros materiais alternativos como papelão e estuque
d) Tecidos, estofamentos e outras indumentárias do mobiliário
e)Prataria, objetos de metal, cerâmica, porcelana e marfim presentes como ornamentação e acabamento em
mobiliário
19. Tratamentos gerais preliminares;
a) Limpeza geral mecânica e química.
b) Tratamentos preliminares: imunização, higienização, desinfestação.
20. Técnicas de restauração de mobiliário policromado, Retábulos, Oratórios, outros objetos de suporte de madeira.
Bem como, policromia em estuque e outros materiais possíveis com tratamento de policromia:
I- Tratamentos do suporte de madeira e outros suportes tridimensionais utilizados sob policromia em arte sacra.
a) Técnicas de Enxertos e Reconstituição do suporte.
b) Técnicas de Enrijecimento
c) Técnicas de Complementação
d) Técnicas de Consolidação (orifícios e rachaduras)
e) Técnicas de nivelamento
II- Tratamento da camada pictórica (policromia):
a) Janelas de prospecção
b) Corte estratigráfico
c) Marcha analítica
d) Identificação em obras originais repintadas
e) Remoção de repintura
f) Limpeza geral mecânica e química.
g) Fixação da base e policromia.
h) Faceamento
i) Reintegração pictórica
j) Reintegração cromática
k) Nivelamento de Lacuna e de borda
l) Técnicas de restauro de pátinas e vernizes
m) Remoção de verniz
n) Verniz de saturação
o) Verniz de proteção
21. Técnicas de restauração de estofamentos para mobiliário (teoria e prática)
22. Técnicas de restauração de laca chinesa para mobiliário (teoria e prática)
23. Técnicas de restauração de falsa laca, Scagliola, laca veneziana e charão para mobiliário (teoria e prática)
24. Técnicas de restauração de marchetaria para mobiliário (teoria e prática)
25. Técnicas de restauração de incrustação em pedra, como Pietra Dura, para mobiliário (teoria e prática)
26. Técnicas de restauração de douramento em vários suportes (teoria e prática)
27. Técnicas de restauração de objetos de madeira sem policromia (teoria e prática)
28. Técnicas de restauração de objetos em cerâmica e porcelana presentes como detalhes em mobiliário
(Teoria e prática)
29. Técnicas de restauração de objetos em resina e outros materiais alternativos presentes em mobiliário
(Teoria e prática)
30. Técnicas de restauração de objetos em diversos metais utilizados em mobiliário (teoria e prática)
Centro Técnico Templo da Arte
Rua Costa Aguiar 1013 – Ipiranga
São Paulo-SP – CEP 04204-001
Fone: (11) 2063-7443
Marcadores: cursos
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial