ENTRESSEIO

s.m. 1-vão, cavidade, depressão. 2-espaço ou intervalo entre duas elevações. HUMOR, CURIOSIDADES, UTILIDADES, INUTILIDADES, NOTÍCIAS SOBRE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS, AQUELA NOTÍCIA QUE INTERESSA A VOCÊ E NÃO ESTÁ NO JORNAL QUE VOCÊ COSTUMA LER, E NEM DÁ NA GLOBO. E PRINCIPALMENTE UM CHUTE NOS FUNDILHOS DE NOSSOS POLÍTICOS SAFADOS, SEMPRE QUE MERECEREM (E ESTÃO SEMPRE MERECENDO)

31 maio, 2011

PLAQUINHA DE HOJE - 31-5-11

Série: Crítica
"70% DA POPULAÇÃO DESCONFIA QUE OS POLÍTICOS
SÃO CORRUPTOS, 20% TEM ABSOLUTA CERTEZA E
10% RECEBERAM UMA BOA GRANA
PARA FICAREM CALADOS!"

Marcadores:

ATUALIDADES - 31-5-11

Nos bastidores, Lula articula reação à crise que cerca Palocci
Em Brasília, ex-presidente tem se revezado em encontros com líderes e aconselhou ministro a ter traquejo com a base
Diante do agravamento da crise que atinge o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu nos bastidores boa parte das movimentações políticas para blindar o ministro. Responsável pela operação que conduziu Palocci de volta ao Palácio do Planalto no início do governo da presidenta Dilma Rousseff, Lula tem se revezado entre encontros com líderes políticos e conversas com o próprio chefe da Casa Civil, num esforço para evitar que a insatisfação da base dê lugar à abertura de uma investigação no Congresso.
Em Brasília desde terça-feira (24), Lula mostrou-se preocupado com as insatisfações e ameaças de aliados sobre os requerimentos para convocar o ministro a prestar esclarecimentos no Congresso e a proposta de ser instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O ex-presidente, então, teve uma conversa reservada com o chefe da Casa Civil, na qual avisou que, ou o ministro atende os parlamentares, ou mesmo aliados podem vir a endossar a criação de uma CPI no Senado.
O ex-presidente relatou o diálogo que teve com Palocci durante café da manhã com dez líderes de partidos aliados do governo, ontem, na casa do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). "Você tome cuidado porque sua situação no Congresso não é boa. Todo mundo está insatisfeito com sua conduta", disse Lula a Palocci, de acordo com relatos de senadores.
Na tentativa de evitar a CPI, Palocci passou a telefonar para os senadores e pedir apoio. Disse estar sendo vítima de uma "campanha de difamação" e se prontificou a marcar conversas privadas com os parlamentares, para esclarecer as denúncias que pesam contra ele.

Foto: AE
Após almoço com Lula na terça-feira, senadores petistas adotaram discurso comum para defender Palocci

O encontro marcou o segundo dia consecutivo em que Lula reuniu-se com líderes políticos e incluiu o caso Palocci nas conversas. Na terça-feira, o ex-presidente teve um encontro com senadores petistas. Na saída, os parlamentares eram uníssonos na defesa do ministro. "Não há necessidade de maiores explicações", disse, na ocasião, o senador José Pimentel (PT-CE). "Palocci é nosso ministro", resumiu.
Processo
Nome da preferência de Lula para integrar o governo Dilma, Palocci foi levado pelo ex-presidente para dentro da campanha presidencial petista do ano passado. Embora não integrasse o círculo próximo a Dilma - onde se encaixavam figuras como o ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel -, Palocci conquistou progressivamente a confiança da então candidata e entrou na lista de cotados para chefiar a Casa Civil.
Palocci por pouco não foi alocado na Secretaria-Geral da Presidência. Na época, alguns setores do PT argumentavam que seria melhor mantê-lo em uma posição de menor visibilidade, para que o histórico da quebra de sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa não pesasse na nova administração.
Outra versão que circulava era a de que o próprio Palocci havia pedido para ficar fora da Casa Civil, mas acabou cedendo a pedido de Dilma e de Lula. Se Palocci fosse descartado no processo de definição do nome que ocuparia a Casa Civil, o nome mais cotado era o do hoje ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Último Segundo
Com informações da Agência Estado

Marcadores:

EXPOSIÇÕES - 31-5-11

São Paulo-SP - Arte al paso - Coleção Contemporânea do Museo de Arte de Lima - MALI


Arte al paso - Coleção Contemporânea do Museo de Arte de Lima - MALI de 28.mai a 31.jul 2011 A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta, na Estação Pinacoteca, a exposição Arte al paso - Coleção Contemporânea do Museo de Arte de Lima - MALI, com cerca de 100 trabalhos, entre pinturas, esculturas, fotografias, vídeos e instalação, de 36 artistas cujas obras integram o acervo do Museo de Arte de Lima – MALI (Peru). A exposição constitui-se numa oportunidade única de conhecer as diversas etapas de desenvolvimento da arte contemporânea do Peru, desde 1960 até os dias de hoje, por meio de trabalhos que levantaram questões da própria realidade do país, seja do ponto de vista, político, social e cultural. Arte al passo exibe temas ligados à prática coletiva da gravura e da fotografia, com obras que demonstram as primeiras aproximações ao conceitualismo e às vanguardas internacionais dos anos de 1960 e 1970. A exposição faz, ainda, um percurso por temas relacionados ao vazio institucional que atinge o Peru há várias décadas, e à necessária atualização de práticas e propostas desenvolvidas à margem do circuito internacional.
Até 31 de Julho, terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 02 (Luz)
Tel: (11) 3324-1000
Ingressos: R$ 6,00
Sampa Online

São Paulo-SP - Caçada - Deslocamentos Gráficos


A exposição “Caçada – deslocamentos gráficos” é uma instalação gráfica que une as linguagens da gravura em madeira, do desenho e da fotografia. Esta obra é composta de uma gravura impressa que irá cobrir todas as quatro paredes do espaço expositivo – a galeria Mário Schenberg do Complexo Cultural Funarte São Paulo, uma área total de 233 metros quadrados. Também faz parte deste trabalho um filme de 2 minutos – que mescla imagens estáticas com filmagens e animações - exibido no lado de fora da galeria.
Até 31 de Julho, diariamente, das 14h às 22h.
Funarte São Paulo (101 lugares)
Al. Nothmann, 1058 (Campos Elíseos)
Tel: (11) 3662-5177
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Érica Kaminishi - Jardim


“Jardim” é uma instalação work in progress, com esculturas em fibra de vidro, pintura automotiva branca e carpete sintético branco e verde. Nesta exposição, o público é convidado a interferir e colaborar com a construção da obra – um jardim japonês de resina e grama de plástico.
Até 31 de Julho, diariamente, das 14h às 22h.
Funarte São Paulo (101 lugares)
Al. Nothmann, 1058 (Campos Elíseos)
Tel: (11) 3662-5177
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Jaca
Paulo Carvalho, conhecido como Jaca, nasceu em Porto Alegre em 1957, mas atualmente vive e trabalha em São Paulo. Ele começou a carreira ilustrando para jornais e revistas tornando-se uma referência internacional no cenário dos quadrinhos e ainda contribui para publicações especializadas, como a experimental Le Dernier Cri (edição francesa que será lançada no Brasil com exclusividade Choque Cultural, durante a exposição). É tido como o mentor de uma geração que tem esta grande influência da ilustração e dos quadrinhos, como Carla Barth, MZK e Carlos Dias. Nos anos 80, Jaca era um dos artistas mais alinhados com o que se produzia de melhor em ilustração no mundo. Hoje, seu trabalho evoluiu, saindo do nicho das publicações e se direcionando para o mercado de arte. É isso que pode ser visto em sua exposição solo, que mostra um senso gráfico muito sofisticado.
Até 8 de Julho, Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Galeria Choque Cultural
Rua João Moura, 997 (Pinheiros)
Tel: (11) 3061-4051
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Renan Cruz
Nascido em Mogi das Cruzes Renan Cruz vive e trabalha em São Paulo. Indicado por Baixo Ribeiro, sócio-proprietário da Choque Cultural, como exímio desenhista, com referências de Aldemir Martins, Renan Cruz realiza exposição solo na galeria de Pinheiros intitulada Negra Noite e Alvorada. Serão duas telas grandes que levam um pouco do desenho sofisticado e da pintura em mural, técnicas que não são vistas facilmente entre produções artísticas. Além disso, a exposição de Renan Cruz trás várias obras em papel. O jovem artista iniciou sua carreira entre os primeiros artistas da nova cena contemporânea paulista e foi presença importante em exposições seminais como Choque Cultural na Fortes Vilaça e Fortes Vilaça na Choque Cultural e O Novo Muralismo Latino Americano, na Galeria Marta Traba/ Memorial da America Latina em 2006. Tem uma forte ligação com a cultura independente e produção de fanzines, foi integrante do coletivo Faca ao lado de Carlos Dias, Stephan Doitschinoff e Fefe Talavera.
Até 8 de Julho, Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Galeria Choque Cultural
Rua João Moura, 997 (Pinheiros)
Tel: (11) 3061-4051
Ingressos: Grátis
Sampa Online












Marcadores:

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 31-5-11

Sucesso da civilização inca se deve a dejetos de lhamas, diz estudo


Machu Picchu, a famosa cidade inca nos Andes peruanos, celebrará em julho o centenário de sua “descoberta” pelo mundo exterior, em um evento imponente, mas há indicativos de que as origens do local tenham sido menos glamourosas.
Segundo pesquisa publicada no periódico Antiquity, especializado em arqueologia, a civilização inca pode ter crescido e evoluído graças aos dejetos das lhamas.
Foi a transição da caça e coleta à agricultura, 2,7 mil anos atrás, que permitiu aos incas se acomodar e prosperar na área de Cuzco onde fica Machu Picchu, diz o autor do estudo, Alex Chepstow-Lusty.
O pesquisador do Instituto Francês de Estudos dos Andes em Lima afirma que o desenvolvimento da agricultura e o plantio de milho é um fator crucial para o crescimento de civilizações. “Cereal faz as civilizações”, diz.
Chepstow-Lusty passou anos analisando os depósitos orgânicos na lama de um pequeno lago chamado Marcaccocha, que fica localizada entre uma selva e Machu Picchu.
Sua equipe encontrou uma correlação entre as primeiras aparições de colheitas de milho entre 7000 a.C. – o que mostra a primeira vez que o cereal teria sido plantado naquela altitude – e um aumento vertiginoso no número de parasitas que se alimentam de excrementos animais.
Os pesquisadores concluíram que a transição ampla à agricultura só foi possível com um ingrediente extra: fertilizantes orgânicos usados em grande escala.
Em outras palavras, muitos dejetos de lhamas.
Legado
As lhamas eram e ainda são comumente usadas nos Andes peruanos para carregar produtos e prover carne e lã.
O lago Marcaccocha se localiza próximo a uma antiga rota de comércio, e lhamas que transportavam bens entre a selva e as montanhas costumavam parar ali para beber água e “fazer suas necessidades”.
“Isso proveu fertilizantes, facilmente coletados – como ocorre hoje – pela população local para as plantações ao redor”, afirma Chepstow-Lusty.
À medida que os incas adotaram o milho – rico em calorias - em sua alimentação, sua sociedade se desenvolveu na região de Cuzco.
Cerca de 1,8 mil anos desde o início da transição para a agricultura, uma onda prolongada de clima cálido permitiu que os incas realmente prosperassem e construíssem grandes assentamentos de pedra, como Machu Picchu e Ollaytaytambo.
Faz muito tempo que a civilização acabou, destruída por conquistadores espanhóis nos anos 1500. Mas seus descendentes, os quéchuas, ainda usam os dejetos de lhama como fertilizantes e como combustível para aquecimento.
“O vale está repleto de indígenas que seguem esse estilo de vida de 2 mil anos”, relata Chepstow-Lusty.
Quando os convidados chegarem a Machu Picchu para celebrar os cem anos desde que o explorador Hiram Bingham mostrou ao mundo a existência do local, talvez eles possam agradecer à humilde lhama ao vislumbrar as construções.
Caroline Anning
Da BBC News

Templo esotérico vira patrimônio cultural de São Paulo

Nascida da vontade de um operário imigrante português na virada do século 20, estruturada como as tradicionais sociedades secretas e fortalecida por um caldeirão espiritual onde cabem espiritismo, cristianismo, teosofia, filosofia, budismo e hinduísmo, a primeira ordem esotérica do Brasil atravessou o século e manteve seguidores.
O prédio que abriga a ordem, no entanto, resistiu menos ao tempo. A fachada, que ostenta símbolos ocultistas que intrigam os passantes de uma rua secundária do bairro da Liberdade, região central de São Paulo, é sustentada com a ajuda de arames.
Há um mês, veio a boa nova: a Secretaria de Estado da Cultura publicou resolução que tomba, por decisão do Condephaat, o edifício da rua Rodrigo Silva onde está instalado o Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento.
"O tombamento ajuda na esperança de conseguirmos patrocínio", afirma Élcio Lima, representante do círculo.
Os ornamentos tombados incluem estátuas, baixos relevos, quatro atlantes --seres gigantes que, segundo a teosofia, viveram há 18 milhões de anos na Atlântida-- e três mísulas (enfeites) com cabeças de mulher, símbolos de fraternidades ocultistas.
CRIAÇÃO
O prédio foi erguido em 1925, mas o círculo foi criado em 1909 por Antonio Olivio Rodrigues, tido como a principal referência da ordem.
Há outros três patronos: o escritor ocultista francês Eliphas Lévi (1810-1875), o líder espiritual americano Prentice Mulford (1834-1891) e o monge e filósofo hindu Swami Vivekananda (1863-1902).
A linha mestra é a força do pensamento em comunhão. Há rituais de meditação coletiva, em sintonia com centros em todo o país, chamados "tattwas" ou "pontos de luz".
"No plano espiritual, não há distância", diz Lima. O lema da ordem é "Harmonia, Amor, Verdade e Justiça".
Outra questão importante é a da simbologia. O círculo esotérico utiliza símbolos que considera universais, que não pertencem a religiões ou seitas, embora sejam usadas por elas.
Na biblioteca, eles estão em toda a parte, rejuvenescidos por uma reforma feita em 2009, centenário do círculo.
Nos anos 1940, a ordem teve 70 mil filiados, inclusive em outros países. Hoje, tem cerca de 5.000. Na quinta-feira, 16 participavam de uma das reuniões do círculo.
Um deles era o comerciante Vitor Moreira, 55. Católico, já frequentou grupos de gnose e de teosofia, além da Seicho-No-Iê. "Venho pela ânsia de conhecimento do divino que há dentro da gente."
Folha de São Paulo
JOSÉ BENEDITO DA SILVA
DE SÃO PAULO
Restos de animais teriam ajudado na transição à agricultura

Marcadores: , ,

PODE CRER, É VERDADE! - 31-5-11

Já pensou ela como sua sogra?

Nos EUA, estilista cria o adesivo para `Cofrinhos´


A estilista americana Kimberly Brewer acaba de lançar o adesivo de cofrinho…Isso mesmo que você está pensando. Um adesivo para você colar ‘lá’, e quando tiver naquela posição que os amigos gostam de tirar sarro (e rende muitas fotos para a internet), não mostrará o tão falado ‘cofre’.
Ou em outras palavras “um adesivo hipoalergênico em tecido jeans, com desenhos em Swarovski, que você cola no alto do glúteo.”
O valor é de US$ 14,99 e a a peça ainda é vendida ao lado de alças de soutien brilhantes.
Conta Outra

Rãs gigantes viram animais de estimação em Zâmbia
 

Estas fotos foram tiradas por um turista na Zâmbia, onde dizem ser comum a presença de rãs de tamanho avantajado. Por lá são encontradas rãs de tamanho ainda superior a esta da foto.
Esta foi escolhida para ser fotografada por apresentar uma curiosidade ainda complementar. Ela é mantida como animal de estimação de 3 crianças.
Conta Outra

Livro traz curiosidades sobre insetos em todo o mundo
Dizem que no caso de um desastre nuclear somente as baratas sobreviveriam.
A discussão é tão controversa quanto o poder afrodisíaco que certos insetos teriam. Certeza mesmo é de que as baratas estão na face da Terra há 350 milhões de anos - para nossa sorte, apenas 5% delas têm potencial para interagir conosco. E outro dado importante: sim, elas podem entrar pelos nossos ouvidos.
As informações fazem parte do livro "Wicked Bugs: The Louse That Conquered Napoleon's Army & Other Diabolical Insects" ("Insetos Terríveis: O Piolho que Dominou o Exército de Napoleão e Outros Insetos Diabólicos"), de Amy Stewart.
Das pulgas dos morcegos até as mosquinhas da banana, a autora detalha os mais infecciosos e terríveis insetos do planeta.
Segundo Amy, na escala humana de catástrofes, um único mosquito foi o responsável pelos maiores horrores da História. "Matou mais gente através da malária do que todos os outros insetos juntos".
Entre curiosidades bem pontuais - como uma traça que devorou praticamente todo o arquivo de cartas de Albert Einstein na Biblioteca da Universidade Nacional de Israel - Amy traz informações que nos fazem coçar as canelas.
O Japão é o lar do maior inseto do mundo - e o que causa mais dor: a vespa. Com uma envergadura de mais de três polegadas, a vespa asiática pode até ser confundida com um pássaro pequeno. Apesar de aparentemente inocente, sua picada pode ser fatal, já que ela injeta na vítima uma neurotoxina mortal.
No entanto, a vespa é muito mais ameaçadora para os demais insetos do que para o ser humano. Além de aprisionar o louva-a-deus, ela rouba o mel das abelhas.
O mais curioso é como as abelhas se defendem. Elas atraem a vespa para dentro da colmeia e começam a voar ao redor dela em velocidade rápida até elevarem sua temperatura a 116º F (cerca de 46º C) - o suficiente para matar a vespa, mas não as outras abelhas.
Já as pulgas trazidas pelos morcegos - parasitas que são parentes próximos dos percevejos - têm um violento e estranho ritual de acasalamento.
Os machos apunhalam repetidamente o abdômen das fêmeas para tentar depositar seu esperma diretamente na corrente sanguínea delas. "Obviamente elas não gostam muito. Quando há colônias isoladas dessas pulgas em laboratório elas acabam se matando", explica Amy.
Para se protegerem, as fêmeas desenvolveram um falso órgão sexual no abdômen e assim evitam as apunhaladas. "Isso funcionou, mas os cientistas descobriram que os machos também procuram outros machos. Então eles também desenvolveram seus falsos órgãos sexuais. Há uma estranha mudança de gênero no mundo das pulgas de morcego. E, pelo visto, ainda não chegou a um fim", diz Amy.
Já uma outra espécie de vespa - conhecida como "Jewel Wasp" - é um terror na vida das baratas.
Basta uma ferroada para que a barata faça tudo o que sua mestra mandar. Com a picada, a vespa injeta o veneno no cérebro da barata, que fica completamente dócil e parasalizada.
Depois que a vítima está sob controle, a vespa a leva para um lugar mais reservado, onde pode tranquilamente depositar seus ovos dentro da barriga da barata - não sem antes comer todos os seus órgãos internos.
Aviso aos navegantes: a mosca espanhola tem reputação de afrodisíaca, mas a verdade é que se consumida por homens pode causar inflamação urinária e levar ao priapismo - estado de permanente alerta do "amigão".

Marcadores: , ,

HÁ! HÁ! HÁ! RI, DE QUE? - 31-5-11

Uma loira muito sensual entrou num casino. Trocou dez mil dólares por
fichas e dirigiu-se à mesa da roleta. Lá chegando, anunciou que apostaria todo o seu dinheiro e que acertaria os números num único lance. E fitando os dois empregados responsáveis pela roleta acrescentou:
- Olha, espero que vocês não se importem, mas tenho mais sorte quando estou toda nua...
Dito isto, ela despiu-se completamente e colocou as fichas todas sobre a mesa. Completamente abananado, o croupier girou a roleta.
Enquanto esta girava, a loura cantava:
- MÃEZINHA PRECISO DE ROUPAS NOVAS! MÃEZINHA PRECISO DE ROUPAS NOVAS!...
Assim que a roleta parou, ela começou a dar grandes pulos e a gritar:
- GANHEI!!! GANHEI!!! QUE MARAVIIIIILHAAA!!! GANHEEEI!!!
Ela então abraçou e beijou cada um dos croupiers. Em seguida debruçou-se sobre a mesa e recolheu todo o dinheiro e as fichas. Vestiu-se rapidamente e foi-se embora.
Os croupiers entreolharam-se boquiabertos. Finalmente, um deles,voltando a si e perguntou:
Em que número é que ela apostou?
E o outro:
- Eu não sei... Pensei que estivesses a olhar...










Marcadores: ,

30 maio, 2011

PLAQUINHA DE HOJE - 30-5-11

Série: Etílicas
"SOU CONTRA O ÁLCOOL,
SÓ BEBO PARA ACABAR COM ELE!"

Marcadores:

ATUALIDADES - 30-5-11

Em São Paulo, fiscalização do lixo ganha reforço da Guarda Civil Metropolitana
Medida permite que todos os flagrados sejam penalizados; foco inicial será o de grandes geradores
A fiscalização do lixo na capital, feita por 700 agentes, ganhará em breve o reforço dos 6,5 mil GCMs (guardas civis metropolitanos). Uma portaria prevê que eles possam multar toda vez que encontrarem lixo ou entulho depositados em local irregular ou fora do horário.
A multa varia de R$ 50 (lixo fora do horário ou em local inadequado) a R$ 12 mil (entulho). Antes de começarem a multar (em data indefinida), os GCMs passarão por treinamento.
Por ora a prioridade será em relação aos grandes geradores - estabelecimentos comerciais que produzem 200 litros de lixo (equivalente a três sacos). Eles são obrigados a contratar uma empresa para fazer a coleta. Os demais serão orientados. Casas e condomínios serão primeiramente informados e só em uma segunda etapa serão multados.
Carlos Augusto, presidente do Sindguardas (sindicato dos GCMs), afirmou que a categoria não é contrária à medida. Porém, ressalta a necessidade de esclarecimentos. "Se o guarda se deparar com o lixo na via pública, essa multa vai para quem? Aquele prédio ou casa que estiver mais próximo?", questiona.
Multas e horários
Só neste ano a Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) da prefeitura expediu 316 multas por lixo colocado fora do horário e outras 470 por lixo em local inadequado. Outros cem foram flagrados jogando entulho em vias (multa de até R$ 12 mil). Os chamados grandes geradores receberam 640 multas, cada uma no valor de R$ 1 mil. Por lei, durante o dia, é proibido colocar o lixo em calçadas duas horas antes da coleta. Se o caminhão passar só à noite, é proibido colocá-lo antes das 18h. O contribuinte pode conferir o horário da coleta em sua rua no site da Limpurb, o www.limpurb.sp.gov.br ou pelo telefone 156.
Destak Jornal

Marcadores:

EXPOSIÇÕES - 30-5-11

São Paulo-SP - Exposição multimídia (Ficção Científica Britânica) - Cultura Inglesa Festival


Essa é para mergulhar de cabeça num mundo fantástico. A estação ganha uma linha do tempo interativa no espaço do Projeto Encontros. Você poderá passear por entre painéis, vídeos, fotos, música, revistas, quadrinhos e muita informação. Além desse passeio que conta a história da ficção científica britânica, você ainda pode se divertir no totem de games ou relaxar em um delicioso puff para devorar um livro. Para completar, tem o espaço do cinema, com discussões quentes sobre o tema e os filmes “Frankenstein”, “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, “1984″ (imagem acima), “Guerra dos Mundos”, “O Homem que Caiu na Terra” e “Brazil”.
Até 12 de Junho, diariamente, das 5h às 23h59
Estação do Metrô Paraíso
Rua Vergueiro, 1465 (Vila Mariana)
Tel: (11) 3291-7800
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Palavras Compartilhadas
Exposição do Projeto ArteSESC (Departamento Nacional), com obras de Rosana Ricalde. Essa mostra apresenta três momentos relacionais entre a escrita e três motivos: literatura e imagem, paisagem e escrita e construção em palavras, reunidas sob as séries intituladas Contrapoemas, Auto-retrato,Provérbios, O tempo muda tudo, Mares, Globo e Manifestos, são 23 obras, com inspiração em textos de livros.
Até 29 de Julho, de segunda a sexta, das 9h às 21h; Sábados, das 9h às 17h
SESC São Caetano
Rua Piauí, 554 (São Caetano)
Tel: (11) 4223-8800
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Reflecting the Collection - Cultura Inglesa Festival


Mudar e refletir. Um outro ponto de vista, um outro mundo, uma outra reflexão. O trabalho do artista Paulo Almeida se baseia no duplo sentido da reflexão: a análise e o espelhamento. Trabalhando em cima de obras fundamentais da arte inglesa e mundial nos séculos XX e XI, Paulo expõe pinturas espelhadas em escala natural de artistas como Francis Bacon (autor da obra acima), David Hockney e Damien Hirst. Além de ser uma oportunidade única de ter acesso e contato com representações das obras da Tate, a exposição proporciona a experiência única da provocação proposta pelo artista.
Até 30 de Junho, de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Espaço Cultural David Ford – CBB
Rua Ferreira Araújo, 741 (Pinheiros)
Tel: (11) 3095-4466
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - Um e Outro Silêncio - Cultura Inglesa Festival


“O trajeto da linguagem em direção ao silêncio”. Partindo dessa premissa, o artista Maurício Ianês escolheu frases da peça Ohio Impromptu, do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, para representar em peças de acrílico de grandes proporções. As peças ficam suspensas no teto da sala de exposição por cabos de aço. Permitindo a interação direta do espectador com as frases, Maurício busca retratar a linguagem e as relações complexas entre os ouvintes e interlocutores em sua instalação.
Até 30 de Julho, de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Espaço Cultural David Ford – CBB
Rua Ferreira Araújo, 741 (Pinheiros)
Tel: (11) 3095-4466
Ingressos: Grátis
Sampa Online

São Paulo-SP - UnFreeze - Cultura Inglesa Festival


Inspirado na histórica exposição Freeze realizada em 1988 em Londres por Damien Hirst (autor da obra acima), a releitura UnFreeze que você vê no 15º Cultura Inglesa Festival desconstrói e reapresenta o conceito de Hirst em outro espaço e outro tempo. Realizada coletivamente por 11 jovens artistas brasileiros, entre eles Daniel Rubim e Theo Craveiro, UnFreeze retoma o sentimento de contestação daquela união de artistas que ficou conhecida como Young British Artists. Será impossível ficar frio diante de UnFreeze, acredite.
Até 30 de Julho, de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h
Espaço Cultural David Ford – CBB
Rua Ferreira Araújo, 741 (Pinheiros)
Tel: (11) 3095-4466
Ingressos: Grátis
Sampa Online














Marcadores:

CULTURA, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRICO - 30-5-11

Imagens de satélite permitiram encontrar pirâmides no Egito
A arqueologia espacial “substituiu” Indiana Jones. Imagens de satélite sobre o Egito permitiram descobrir 17 pirâmides que estavam desaparecidas e três mil infra-estruturas escondidas debaixo do solo, num trabalho pioneiro de arqueologia espacial de um laboratório em Alabama, apoiado pela NASA.


"Indiana Jones é o método antigo. Ultrapassámos Indy, desculpa Harrison Ford”, disse à BBC Sarah Parcak, do laboratório de Birmingham, Alabama, especializada em arqueologia espacial.
A equipe de Parcak analisou as imagens obtidas por satélites a 700 quilómetros da Terra, equipados com câmaras de infra-vermelhos capazes de detectar objectos com menos de um metro de diâmetro na superfície terrestre. “Escavar uma pirâmide é o sonho de qualquer arqueólogo”, comentou Parcak, dizendo-se surpreendida com o que ela e a sua equipa encontraram.
“Trabalhámos intensamente durante mais de um ano. Mas o momento alto foi quando pude, finalmente, ver o conjunto de tudo o que encontrámos. Nem queria acreditar que localizámos tantos sítios em todo o Egito”.
Depois de localizar os locais, a equipa começou as escavações. Já está confirmada a descoberta de duas pirâmides na região de Saqqara.
Segundo a BBC, as autoridades egípcias pretendem utilizar esta tecnologia para ajudar a proteger o seu património. Parcak acredita que este método pode encorajar os jovens cientistas e ajudar os arqueólogos em todo o mundo. “Permite-nos ser mais rigorosos no trabalho que fazemos. Perante um sítio enorme, muitas vezes não sabemos por onde começar”.
Público.pt

Único brasileiro na mostra oficial de Veneza monta exposição
 

O artista plástico Artur Barrio, 65, representante do Brasil na 54ª Bienal de Veneza, começou a instalar sua nova obra no pavilhão nacional.
Sua participação chegou a ser ameaçada por entraves burocráticos no Ministério da Cultura, que não conseguia acertar como repassar a ele os recursos necessários, de R$ 400 mil.
Apenas na última quarta a verba foi enfim depositada, segundo a assessoria de imprensa da Bienal de São Paulo.
A Bienal italiana será aberta no próximo sábado (4).
Selecionado pelos curadores Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos, indicados pela Fundação Bienal de São Paulo, Barrio é o primeiro artista a representar sozinho o país, desde 1950, quando o Brasil passou a indicar artistas para a mostra italiana.
A curadora do evento, Bice Curiger, não levou artistas brasileiros para sua exposição, intitulada ILLUMINations.
Barrio irá apresentar uma nova obra, chamada (Ex)tensões y Pontos, e trabalhos históricos no Pavilhão do Brasil.
Em mostras paralelas, contudo, há outros brasileiros, como Rivane Neuenschwander e Cao Guimarães.
FÁBIO CYPRIANO
DE SÃO PAULO
Folha de São Paulo
As autoridades egípcias pretendem utilizar esta tecnologia para proteger o seu património (Foto: Asmaa Waguih/Reuters/arquivo)

Marcadores: , ,

PODE CRER, É VERDADE! - 30-5-11

Cão mal educado...

Após cair sentado em tubo de ar comprimido, homem infla como balão


Auckland (Nova Zelândia) - O neozelandês Steven McCormack, de 48 anos, protagonizou um acidente inusitado e bizarro em seu país. Após cair sentado em cima de um tubo de ar comprimido, o caminhoneiro teve pescoço e cabeça literalmente inflados como um balão.
McCormack lembra de estar localizado em cima de um prato de metal, entre a cabine de seu caminhão e um trailer de sua empresa, quando perdeu o equilíbrio e caiu em cima do tubo de bronze ligado ao reservatório de ar comprimido que mantinha a energia do caminhão. Como caiu com força, o tubo perfurou suas nádegas e encheu seu corpo de ar e inflou suas extremidades.
"Eu estava inflando como uma bola de futebol e não escolha a não ser ficar ali e explodir como um balão. Achei, realmente, que fosse explodir dos pés à cabeça. Todos disseram que eu tenho sorte por estar vivo depois de inflar daquele jeito", contou.
Os trabalhadores da empresa de McCormack foram correndo resgatar os colegas quando ouviram os gritos do caminhoneiro. Primeira pessoa a presenciar a cena, Robbie Petersen chegou a ouvir o corpo do neozelandês inflar, quando desligou o equipamento de ar.
A cabeça e o pescoço de McCormack incharam instantaneamento e um de seus pulmões ficou cheio de fluidos. O caminhoneiro só conseguiu aliviar o inchaço após colocar compressas de gelo em seu pescoço. Mais tarde, no hospital, os médicos inseriram um tubo em seu pulmão para drenar os fluidos e fizeram curativos na ferida causada em suas nádegas - parte mais dolorosa da "operação", segundo ele.
Médicos se disseram chocados pelo fato de a pele não ter sido "arrebentada", já que a gordura e o músculo foram separados pelo ar.
Conta Outra

Após fazer sexo do lado de fora de delegacia, casal descarado é preso na Inglaterra
Andrew Moore, de 45 anos, e Charlotte Howell, de 27, foram presos em flagrante fazendo sexo do lado de fora de uma delegacia de polícia em Gloucester (Inglaterra). Inicialmente, agentes tentaram impedir o ato e pediram que eles fossem embora. O casal, que estava usando uma parede da delegacia como apoio, recusou-se e acabou se tornando agressivo, argumentando que ninguém ali precisava ficar olhando o ato sexual.
Obviamente, os desinibidos foram trancafiados.
Quando Andrew e Charlotte foram soltos, a descoberta: ela está grávida.
Os dois lamentaram o ocorrido e disseram que, sob efeito de álcool, não estavam pensando no que faziam, informou o site "This is Gloucestershire".
Conta Outra

Sinta-se como um prisioneiro nazista (por apenas 44 euros)
Hotel no noroeste da Alemanha foi uma prisão do regime de Adolf Hitler e agora promete oferecer a mesma experiência aos turistas
É uma ideia no mínimo um bocadinho mórbida: em Hamelin, no noroeste da Alemanha, um hotel propõe aos turistas reviver a experiência dos presos do regime nazi. O Stadt Hameln foi uma prisão política do governo do III Reich, para onde eram enviados os dissidentes do regime: pelo menos 474 presos morreram no edifício.
Agora a administração do hotel, entretanto reconvertido num luxuoso espaço que merece a classificação de quatro estrelas, propõe aos turistas reviver o ambiente dos presos políticos do regime de Hitler por 44 euros. O programa chama-se «Festa na prisão» e inclui guardas prisionais e a farda às riscas azuis verticais.
Segundo noticia o italiano Corriere della Sera, o programa está a ter uma grande adesão de turistas que desejam sentir-se como um preso político do regime de Hitler, mas sem inconveniências tão incómodas como o espectro da morte. Por mais alguns euros, pode-se até experimentar o menu «bebida e pasta de prisioneiro».
Claro que os sobreviventes e familiares de vítimas do regime nazi não gostaram da ideia. Dizem que é ofensiva e de mau gosto. Por isso já manifestaram o desagrado à administração do hotel, que respondeu que não vê nenhuma diferença entre recriar as prisões nazis ou recriar o ambiente de recriação da idade média.
Portugal Diário

Marcadores: , ,

HÁ! HÁ! HÁ! RI, DE QUE? - 30-5-11

Dois amigos encontram-se num bar.
Um pergunta ao outro:
- Então como tem corrido a vida?
- Olha, nem queiras saber... Há três meses atrás morreu o meu avô... Deixou-me uma herança de 25,000 euros...
- Xi...
- Pois, e no mês passado morreu o meu tio... Deixou-me uma herança de 30,000 euros...
- Eh, pá... Só mortes...
- Pois, mas o pior de tudo ainda está a ser este mês...
- Então porquê?
- É que já vamos no dia 20 e ainda não morreu ninguém!










Marcadores: ,

27 maio, 2011

TENHAM TODOS UM ÓTIMO FIM DE SEMANA.
VOLTO POR AQUI NA SEGUNDA FEIRA

Marcadores:

PLAQUINHA DE HOJE - 27-5-11

Série: Crítica
"CRIE UM GATO!
VOCÊ TERÁ SETE VIDAS PRA CUIDAR
E ESQUECERÁ DA MINHA!

Marcadores:

ATUALIDADES - 27-5-11

Caruaru anuncia o maior São João do mundo. Confira a programação

Foto: Reproção/ DVD

De 4 a 29 de junho Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vive a grande celebração da cultura brasileira, atraindo mais de um milhão de pessoas em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro.
Neste período, palhoças, quadrilhas, literatura de cordel, poesia matuta, cantadores, arraiais, shows, exposições, fogueiras, bandeirinhas e as imperdíveis comidas típicas podem ser encontradas em cada esquina da cidade.
No Pátio do Forró Luiz Gonzaga, principal polo de animação, shows regionais e nacionais animarão a moçada forrozeira que escolher Caruaru, como roteiro durante os festejos juninos.
Confira a programação completa de shows no Pátio do Forró:

Sábado, 4
20h Azulão
21h30 Genaro
23h30 Elba Ramalho
2h Matruz com Leite

Domingo, 5
19h Totonho
20h Filhos de Victor
21h30 Amazan
23h30 Sirano e Sirino

Segunda-feira 6
21h30 Forró Cigano

Terça-feira, 7
21h30 Forró Aprumado

Quarta-feira, 8
20h Léo Domingos
21h30 Jucélio Vilela
23h Forró do Bom

Quinta-feira, 9
20h Zabumba Bacamarte
21h15 Camarão
22h45 Ébano Nunes
0h Cangaia de Jegue

Sexta-feira, 10
20h Renovação Nordestina
21h15 Cacimba de Aluá
22h45 Flávio José
0h30 Adelmário Coelho
2h Cavaleiros do Forró

Sábado, 11
19h Forró do Muído
21h Flavio Leandro
22h15 Clã Brasil
23h45 Maciel Melo
1h30 Benil

Domingo, 12
19h Joana Angélica
20h15 Renilda Cardoso
21h30 Italo e Reno
23h30 Paulinho Leite
1h30 Gian e Giovani

Segunda-feira, 13
21h Cheiro da Terra
22h30 Rosimar Lemos

Terça-feira, 14
21h Banda do Batista

Quarta-feira, 15
19h Erasmo Miguel e Banda
20h30 Brasas no Altar
22h Mattos Nascimento
23h Daniel Diau

Quinta-feira, 16
21h30 Igrejas Católicas

Sexta-feira, 17
20h Forró da Pegação
21h15 Rogéria
22h45 Margareth Menezes
0h30 Petrúcio Amorim
2h Limão com Mel

Sábado, 18
19h Chiclete com Banana
21h Maestro Forró
22h30 Chico César
0h30 Waldonys
2h Amigos Sertanejos

Domingo, 19
19h Banda Topázill
20h15 Dudu do Acordeon
21h30 Estakazero
23h30 Arreio de Ouro

Segunda-feira, 20
20h Marlene do Forró
21h15 Louro e Victor Santos
22h Companhia do Forró

Terça-feira, 21
20h Caruforró
21h15 Didi Caruaru
22h30 Forró Quentão

Quarta-feira, 22
20h Heleno dos Oito Baixos
21h15 Jailson Rosseti
23h30 Pinga Fogo
1h30 SoxoteA

Quinta-feira, 23
19h Garota Safada
21h Jorge de Altinho
23h Herbert Lucena
0h15 Santana
2h15 Brasas do Forró

Sexta-feira, 24
20h Gilvan Neves
21h15 Valdir Santos
22h30 Israel Filho
0h30 Nando Cordel
2h30 Magníficos

Sábado, 25
19h Gatinha Manhosa
21h Fábio Carneirinho
23h Geraldinho Lins
1h Elifas Júnior
2h Novinho da Paraíba

Domingo, 26
20h Almério
21h15 Erisson Porto
22h30 Trio Nordestino
0h Zé Ramalho
2h Brucelose

Segunda-feira, 27
20h Humberto Bony
21h15 Banda Alternativa
23h30 Anjo Azul

Terça-feira, 28
20h Osquestra de Oito Baixos
21h15 Gean Mota
22h30 Calango Aceso
1h30 Calcinha Preta

Quarta-feira, 29
19h Aviões do Forró
21h Flor de Mandacaru
22h15 Targino Gondim
0h Alcymar Monteiro
A cantora Elba Ramalho está entre as atrações da abertura do São João 2011 da Capital do Forró

Marcadores: