31 janeiro, 2008
NOVAS E VELHAS
Uma mulher muito preocupada com sua saúde , vai ao médico. Chegando lá ela diz:
-Doutor acho que estou doente. Você pode me examinar?
- Já sei o que a senhorita tem, tire a roupa e feche os olhos e fale aonde eu pegar em você certo?
- Que que eu peguei-diz ele;
-O quê que eu peguei?
- E agora o que que eu peguei?
- Acho que no mínimo uma gonorreia!
****
Era uma vez um casal jovem com algumas dificuldades financeiras, que para extravassar do cotidiano trepavam como loucos quase a noite inteira... Um belo dia, a mulher cansada e esfolada por não ter uma via de entretenimento, diz ao marido que só treparia se ele lhe desse uma TV 33 polegadas colorida e um DVD , caso contrário, nada de foda...
****
Dois cumpadi, muito amigos, combinaram que o primeiro que morresse deveria entrar em contato com o outro, para contar como é o céu. Um belo dia, João "bateu as botas". Então José ficou aguardando sua chegada. Depois de muito tempo, João apareceu:
****
Um cara tinha muita grana, e não trabalhava...
Marcadores: piadas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Uma gata sobreviveu a uma viagem de 2 horas e meia, de Forth Lauderdale, na Flórida, a Dallas, no Texas, dentro da mala de seu dono, que foi recolhida por outro passageiro por engano. Sem que ninguém visse, Gracie Mae entrou na bagagem de Seth Levy.
A última vez que a mulher de Levy, Kelly, viu o bichinho foi antes de levar o marido para pegar um vôo. O homem que recolheu a mala, em Fort Worth, perto de Dallas, por engano, ligou para Kelly e avisou que uma gata havia pulado da mala quando abriu a bagagem.
¿Eu acidentalmente recolhi a bagagem do seu marido e quando abri, um gato pulou para fora¿, disse Rob Carter a Kelly, segundo jornais locais. A gata pulou da mala e se escondeu debaixo de cama. No dia seguinte, quando pôde se aproximar e ler informações em sua coleira, ele ligou para Kelly.
"Se ela não tivesse uma casa, eu ficaria com ela. Nós íamos batizá-la Mala", disse Carter. Ele enviou Gracie Mae de volta para sua casa em um avião, na noite de domingo.
Redação Terra
Um idoso de 81 anos acordou no meio de seu próprio velório, para a surpresa de amigos e familiares que choravam sua morte na pequena cidade chilena de Angol.
Os familiares de Felisberto Carrasco pensavam que o homem estava morto porque o corpo dele estava frio e imóvel. Em vez de chamarem um médico para comprovar a morte, chamaram uma funerária, que o levou vestido com sua melhor roupa para o velório.
"Não podia acreditar. Pensei que estava errado e fechei os olhos. Quando voltei a abri-los, meu tio estava me olhando. Comecei a chorar e corri para buscar alguma coisa para abrir o caixão" relatou Pedro Carrasco ao jornal chileno Últimas Notícias.
Uma vez retirado do caixão, Felisberto disse que não sentia dor alguma e pediu um copo de água. As rádios da cidade tiveram que retificar o anúncio da morte, que já havia sido divulgada.
AFP
Uma russa que voltava de um descanso no campo teve uma surpresa desagradável a voltar a casa: a sua residência já não existia.
Escreve o Terra Notícias que a casa de Lyudmila Martemyanova foi destruída erradamente por trabalhadores de uma empresa de contrução que receberam instruções para limpar um terreno.
«Não ficou nada, nem uma madeira», disse Lyudmila lutando contra o frio num terreno coberto de neve na cidade de Nizhny Novgorod. Um promotor local, Nikolai Govorkov, disse que a companhia destruiu o prédio errado, em vez de uma propriedade próxima, marcada para demolição.
Lyudmila levou o caso para os tribunais. Recusou indemnização oferecida pela empresa, dizendo que não é suficiente nem para alugar um quarto nos arredores da cidade.
As audiências judiciais começaram na passada quinta-feira. Enquanto isso, Lyudmila vai ficando entre as casas da filha e da irmã.
Portugal Diário
Um carroceiro morador do bairro Padre Eustáquio, na região noroeste de Belo Horizonte (MG), resolveu criar os cavalos que tem dentro da própria casa para evitar que os animais sejam roubados. Para Carlos Roberto Quinto, 46 anos, eles estão mais protegidos dentro da moradia.
"Preciso deles para trabalhar",diz Quinto. "Se dormirem fora de casa, eles podem ser roubados e eu não posso correr esse risco, afirmou."
Ao todo são quatro cavalos, dois ainda estão sendo domesticados e os outros dois servem para o trabalho. Durante o dia eles ficam em um lote vago na rua onde moram com o carroceiro, mas à noite entram para dormir dentro da casa.
Quinto começou a trabalhar como carroceiro há sete anos. Para a mulher e os dois filhos, que moram no segundo andar, a presença dos cavalos não mudou a rotina. O problema é que a sogra vivia embaixo e o espaço para os animais dormirem foi construído ao lado do quarto dela.
"Não era castigo para a sogra, foi questão de necessidade", afirma. "Ela entendeu e nunca reclamou. Era acostumada com animais porque morou a vida inteira na roça," explica.
Hoje a sogra não mora mais na casa. Carlos Júnior, o filho mais velho de 16 anos, é quem dorme no primeiro andar e também não reclama. "Esses animais são calminhos, não fazem barulho, nem nada", diz.
Segundo Quinto, o único problema são os bichos atraídos pela sujeira e pela ração dos cavalos. "Tem época que dá muita barata, e até ratos costumam aparecer", diz. "Mas sempre colocamos veneno. A mulher também já se acostumou e quando aparece um rato, ela mesma mata."
Redação Terra
Duas amigas chilenas descobriram que são irmãs biológicas, algo que nunca haviam suspeitado. Elas conviviam há oito anos juntas na região de Laraquete e moram na mesma quadra.
Segundo o jornal chileno Diário Renascer de Arauco, Ivette Fabiola Hernández Sáez, 25 anos, descobriu da noite para o dia que sua melhor amiga, Elcira Sofía Araneda Sáez, eram filhas da mesma mãe.
Ivette, depois de passar por uma depressão, foi a Laraquete para conhecer suas raízes familiares e ter notícias do paradeiro de sua mãe, a quem deixou de ver quando tinha pouco mais de 1 ano.
"Minha mãe me deixou com meus avós paternos quando eu tinha 1 ano e meio. Quando me mostraram a foto dela, fiquei feliz que ela estava viva. Logo quis saber se tinha irmãos e um policial disse que eu tinha cinco, entre eles a minha melhor amiga", contou Ivette.
Terra Chile
Marcadores: notícia
HISTÓRIA DO LIVRO NO BRASIL
Getúlio trouxe livros?
Além de instituir o salário mínimo, os sindicatos, a legislação trabalhista, Getúlio Vargas, o "pai dos pobres" e o ditador demagogo por excelência, também negociou com industriais e conservadores. A política educacional de Getúlio representou uma ampla reforma do ensino que acabou por incentiver a indústria do livro - imediatamente consolidou o mercado didático e a médio prazo ampliou o público leitor.
A brusca queda nas exportações de café levou a uma desvalorização do nosso dinheiro, o mil-réis. A taxa de câmbio passou então a desfavorecer as importações - inclusive a de livros. O resultado é que o livro produzido no Brasil se tona mais barato do que o importado, fomentando a publicação de traduções e o consequente declínio do livro francês. A situação melhora ainda mais com o advento da Segunda Grande Guerra e o interesse do público pela leitura. São Paulo já era o maior centro industrial da América Latina e um dos maiores parques gráficos do Ocidente. Nesta época, 70% da produção editorial estava no Rio, mas grande parte dela era impressa em São Paulo. O número de editoras em atividade no país cresceu quase 50% entre os anos de 1936 e 1944. Os títulos e exemplares publicados quadruplicaram entre 1930 1950. No meio do século o país produzia 4 mil títulos e cerca de 20 milhões de exemplares.
A proteção do ditador não era gratuita: sentindo que não mais resistiria aos apelos para que realizasse as eleições, Vargas decretou o Estado Novo, regime de exceção que ampliava seus poderes. Toda atividade cultural passou a ser controlada pelo DIP, Departamento de Imprensa. A censura estava presente no rádio, imprensa, música, ensino - nos livros.
Apesar de seu aspecto autoritário, o longo governo de Vargas foi o período em que o nosso símbolos mais apareceram e cresceram. O rádio, o samba, o carnaval e o futebol se tornaram populares e ganharam projeção, tornando-se ícones, símbolos permanentes na nossa memória coletiva e moldando nosso mais profundo nacionalismo. O ditador Vargas, espertamente, se deixou rodear pelos intelectuais mais respeitados da época: Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Drummond, Mário de Andrade, Portinari.
Sem dúvida, todos esses fatores culturais impulsionaram a cultura livresca e, apesar da política, foi nessa atmosfera que os modernistas e intelectuais trabalharam e desenvolveram a mais fina cultura brasileira. A "Casa" José Olympio os acolheu e o sonho de Lobato de disseminar o livro parecia se tornar realidade.
Marcadores: informação
30 janeiro, 2008
PLAQUINHA DE HOJE
Marcadores: plaquinhas
NOVAS E VELHAS
Ao que ele responde
- "Tás doida? Queres engravidar??".
****
Um rico fazendeiro casou-se com uma mulher muito pobre.
Ele ofereceu casa, carro e emprego para todos os familiares da
esposa.
Claro que todos ficaram muito felizes: pai, mãe e irmãos.
Um certo dia a mulher procurou os seus familiares e lhes disse:
- Não agüento mais o meu marido, acho que me vou separar dele.
O pai falou:
- Ele é um homem bom, minha filha, ele te ama e... te respeita.
A mulher retrucou:
- O meu marido só quer fazer sexo anal, eu não agüento mais.
Não posso baixar-me para pegar nada que lá vem ele. Quando me casei o meu cu parecia uma moeda de dez centavos e agora parece uma moeda de um Real.
O pai respondeu:
- Ó, Filha... e tu vais separar dele só por causa de 90 centavos?
****
Uma senhora entra em uma concessionária Mercedes. Ela olha ao redor, então acha o carro perfeito e começa a examiná-lo. Ao inclinar-se para sentir revestimento de couro, deixa escapar um sonoro peido.
****
Um homem chega a casa depois de ter cumprido o serviço militar e vê que tem um filho , mas este é preto e diz à mulher:
****
Ela estava em sua primeira viagem aos EUA. Tudo era novidade. Hospedou-se num tremendo cinco estrelas, o Plaza Hilton!
- Senhora, agora aperte o segundo botão, ao lado do primeiro.
Marcadores: piadas
PETROBRAS - A FARSA DA DESCOBERTA
Qual era problema? Em 1993, não havia (nem hoje há), tecnologia para se chegar a essa profundidade. Apenas no ano passado conseguimos chegar a 2.000m, a uma pressão dágua bárbara.
Comentei contigo que tínhamos reservas, mas não tecnologia para chegar lá, mas o CEMPES estava trabalhando para conseguir perfurar a essa profundidade.Segundo os geólogos da Petrobras nas priscas eras os continentes da América do Sul e da África se separaram. Nesta separação a costa ocidental da África (Nigéria, Angola, Guiné etc.) ficou com o petróleo mais perto da superfície e nós em águas profundas. Contudo, um dia chegaríamos a retirar petróleo destas nossa águas e o País seria independente.
Pois bem, ontem a Dilma anunciou essa "grande descoberta", prevista para produzir petróleo daqui a 8 anos! Essa profundidade, que nunca foi alcançada por ninguém, apresenta enormes desafios de engenharia para resolver a pressão dágua, a resistência de materiais, sondas adequadas etc. A engenharia da Petrobras tem trabalhado nestes problemas, mas não encontrou ainda todas as soluções. Contudo acho que estão prevendo que em 2015 terão desenvolvido e dominado a tecnologia para essta profundidade. Hoje, a Petrobrás não tem. Estima-se que este petróleo deve ter um API de menos de 30°, talvez 25°. O que é isso? Petróleo muito pesado, parecido com o da Venezuela, mais custoso de refinar, pois rende 20% de combustíveis de cada barril extraído.
O custo médio atual no Brasil, desse petróleo, para a Petrobras deve estar por volta de USD$ 12 a 13,00. O petróleo leve, como o encontrado no Oriente Médio, rende 50% de combustíveis e custa talvez USD 1 a 2,00 o barril. Onde se vê como é um negócio de grandes lucros movido por uma especulação desenfreada na economia globalizada.
Claro que ao preço do barril de petróleo a USD $ 93 a 96,00 vale a pena extrair óleo até das areias de xisto como fazem agora os canadenses.A mídia e o povo com essa "descoberta" estão euforicamente enganados.
Nem se fala mais no problema do gás. O Sauer, que era o Diretor de Gás da Petrobras, nunca gostou de gás por ser um especialista em hidrelétricas...
Em nossa época, tivemos o pudor de não anunciar algo que era impossível de extrair, da mesma forma que nunca falamos dos 2.000 pontos de ouro na superfície que poderiam ser encontrados na Amazônia etc. e tal. Questão de pudor e de seguir a sua orientação de não chutar a torto e a direita para não criar falsas esperanças e especulações nas bolsas de valores. Não creio que os técnicos da Petrobras quisessem divulgar a "descoberta". Devem ter sido pressionados para dar uma noticia que acabasse com a "crise do gás".
Marcadores: informação
CARTA DE UM MARIDO DEDICADO
Está tudo em ordem durante sua ausência.
Estou preparando meu próprio almoço. Está dando tudo certo.
Ontem fiz batata frita. Ficou bom. Era preciso descascar a batata?
Fui buscar uns brioches na padaria e quando voltei o esmalte da frigideira tinha soltado e ela estava toda derretida. Inclusive o cabo. E você que me dizia que o teflon segurava qualquer coisa ...
Quanto tempo precisa pra cozinhar ovos? Já deixei eles fervendo lá duas horas, mas continuam duros que nem pedra. Bom vou aguardar um pouco mais...
Semana passada tive um contratempo cozinhando as ervilhas. Decidi esquentar a lata no microondas e ele explodiu. A lata decolou feito um foguete, atravessou o teto e acertou a filha do seu Freitas, nosso vizinho de cima.
Ela foi parar no pronto-socorro. Ainda bem que eles tinham plano de saúde.
Já aconteceu contigo de a louça suja criar mofo? Como é possível isso acontecer em tão pouco tempo? Aliás, atrás da pia tem de tudo que é bicho, daqui a pouco vai dar pra fazer um documentário e vender pro Nacional Geografic.
Durante o último almoço eu emporcalhei o tapete persa com molho de tomate. Você sempre me dizia que mancha de molho de tomate não sai.
Bobinha! Com um pouco de querosene não tive problema algum. Saiu tudinho, inclusive a cor do tapete.
A geladeira estava criando muito gelo, então tive que fazer um defrost nela. O gelo sai fácil se você raspa ele com uma espátula de pedreiro!
Ficou ótimo, foi fácil e rápido, agora a geladeira não sei porque está aquecendo. De toda forma, a carne ficou bem passada.
No mais, na última quinta-feira quando sai para o trabalho esqueci de trancar a porta. Alguém deve ter invadido nosso apartamento porque estão faltando alguns objetos de valor, inclusive aquele colar de marfim que seu bisavô trouxe da África. Mas como você sempre diz, o dinheiro não traz felicidade, e tudo que é material é efêmero. O seu guarda-roupa também está vazio, mas acho que não devem ter levado muita coisa, afinal você sempre diz que nunca tem nada pra vestir.
Beijos mil, com muito carinho, do seu querido.
PS: Sua mãe deu uma passada aqui pra ver como estavam as coisas. sofreu um infarto. O velório foi ontem à tarde, mas preferi não te contar pra não te aborrecer à toa.
Volte logo, estou com saudades...
Marcadores: humor
CURADOR DO LOUVRE PEDE "INTERVENÇÃO URGENTE" NO MASP
Curador-chefe no departamento de Artes Gráficas do Museu Louvre, Régis-Michel é enfático em sua opinião.
"A situação é catastrófica porque pode prejudicar a reputação das instituições culturais em São Paulo que são, com freqüência, dinâmicas e prestigiosas", disse Michel em entrevista por e-mail à BBC Brasil.
"Está claro que apenas uma intervenção forte, determinada e urgente do poder público tem a possibilidade de salvar o museu, e há autoridades experientes nas administrações da cidade e do Estado de São Paulo", defende o curador.
O nome de Régis-Michel está entre outros mais de 3 mil incluídos em uma petição reivindicando uma intervenção pública no Museu de Arte de São Paulo, que é uma instituição privada.
A petição é parte da campanha SOS Masp, de iniciativa do professor de História da Arte da Unicamp e ex-curador-chefe do museu Luiz Marques.
O documento propõe um modelo de gestão com responsabilidades compartilhadas entre o Estado e uma organização social autônoma.
Segurança
Para Régis-Michel, o roubo dos quadros de Picasso e Portinari (já recuperados) em dezembro passado é sintoma de problemas mais amplos.
"Nenhum museu está seguro contra roubo, como vimos, por exemplo, na Áustria e na Noruega, onde obras importantes foram roubadas da forma mais incrível e felizmente recuperadas", disse o curador.
"No caso do Masp, parece que esses roubos são o sintoma mortal de uma decomposição geral que ocorreu em todos os aspectos de sua museografia e que têm óbvias e graves conseqüências para a conservação de suas coleções."
"Apenas isso já justifica a intervenção direta do poder público em nome do respeito básico pelo patrimônio nacional", avalia Michel.
Parceria
O ex-secretário da Cultura de Florença e ex-diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, o professor Guido Clemente, e o diretor do Musée Picasso de Antibes, Jean-Louis Andral, também assinaram a petição.
Clemente diz que uma parceria público-privada seria a melhor solução para o Masp.
"Assinei (a petição) porque conheço o Brasil e o Masp é uma coisa maravilhosa, tem o maior acervo da América do Sul", disse Clemente, em entrevista à BBC Brasil. "A fórmula público-privada é o melhor modelo, a exemplo de experiências nos Estados Unidos."
Clemente afirma que ele próprio usou esse tipo de fórmula quando foi secretário da Cultura em Florença. Segundo o arranjo, o poder público cedia o prédio e um conselho privado administrava autonomamente o museu. "Mas a prefeitura manteve o controle."
Jean Louis Andral – ex-curador do Musée d'Art Moderne, em Paris, e hoje diretor do Musée Picasso, em Antibes, na França – mencionou à BBC Brasil uma outra preocupação de instituições internacionais: a impossibilidade de fazer intercâmbios e parcerias com o Masp na conjuntura atual.
Andral diz que nos anos 90 fez intercâmbios desse tipo, mas avalia que essas parcerias não seriam possíveis hoje. "Você tem de ter as condições para esse tipo de parceria, e eu realmente não sei se isso seria possível hoje."
O diretor do Musée Picasso afirma que apóia a campanha SOS Masp porque está preocupado. "Esta coleção pertence a todo cidadão brasileiro e deve ser protegida."
Resposta
A BBC Brasil procurou a direção do Masp para uma entrevista, mas não obteve resposta até o momento da publicação desta reportagem.
A direção do Masp, no entanto, publicou nota paga em jornais no último fim de semana em que diz ter "interesse na efetiva participação dos três níveis de governo em seu Conselho, e, ainda, de entidades e empresas privadas, desde que vinculados ao aporte regular de recursos financeiros".
Em entrevista à BBC Brasil, Luiz Marques, que está à frente da campanha SOS Masp, disse que a proposta do Masp "não é razoável".
"A proposta do Masp condiciona a participação das três instâncias do Estado a um aporte de recursos, escamoteando o fato de que essa participação seria apenas de caráter decorativo, isto é, sem nenhum poder regimental de influir na gestão do Museu."
Marques argumenta que isso é apenas "socializar o prejuízo de R$ 15 milhões que constitui o passivo atual do Masp".
Mônica Vasconcelos
Marcadores: notícia
AUSTRALIANA MUDA DE GRUPO SANGUÍNEO APÓS TRANSPLANTE
Demi-Lee Brennan, acometida por uma grave doença, tinha nove anos quando fez o transplante, afirmou à AFP a equipe médica do hospital infantil de Sydney. Nove meses depois os médicos descobriram que havia mudado de grupo sanguíneo e de sistema imunológico para adotar os do doador, depois que as células-tronco do novo fígado migraram para sua medula óssea.
Agora vive com um fígado saudável aos 15 anos, disse Michael Stormon, um dos médicos responsáveis pelo seu tratamento, que tentou em vão encontrar casos similares no mundo. "É sumamente insólito, de fato não sabemos de nenhum outro caso em que isto tenha ocorrido", declarou Stormon à AFP no hospital infantil de Westmead.
"Na verdade, foi submetida a um transplante de médula óssea. A maior parte de seu sistema imunológico também foi substituído pelo do doador", acrescentou.
A mãe de Brennan, Kerrie Mills, classificou o fato de "milagre" e a própria paciente disse em uma entrevista coletiva à imprensa que os médicos a trouxeram de volta à vida. "Por mais que agradeça nunca será o suficiente. É como se fosse minha segunda chance", afirmou.
A equipe médica que tratou Brennan está muito interessada em analisar se é possível tirar proveito deste caso, levando em conta que a rejeição de órgãos do doador por parte do sistema imunológico do receptor é uma das principais barreiras para os transplantes.
Stormon considera que a menina podo ter sido beneficiada por "uma seqüência de acontecimentos fortuitos". É possível, disse, que uma infecção pós-transplante tenha permitido que as células-tronco hepáticas de seu doador tenham se proliferado em sua medula óssea, onde se desenvolveram as células sanguíneas.
A dificuldade está agora em estabelecer se é possível reproduzir este resultado em outros pacientes. "Nosso desafio agora é tentar entender como ocorreu", afirmou Stormon. "O Santo Graal da medicina do transplante é a imunotolerância. Ela é um exemplo de que pode ocorrer", concluiu.
Último Segundo
Marcadores: notícia
SAIBA COMO FOI A CHEGADA DE DOM JOÃO VI
O Estado português estava, então, sob a regência do príncipe dom João de Bragança, uma vez que a rainha Maria 1ª., sua mãe, encontrava-se afastada do trono desde 1792, devido a problemas de saúde mental.O papel do príncipe regente - que seria coroado rei de Portugal, dom João 6º, em 1816 - foi fundamental para a transformação da vida no Brasil da época, a partir do momento em que ocorreu o desembarque na Bahia. Foram apenas 34 dias em Salvador. O breve tempo, porém, não impediu dom João de tomar decisões fundamentais para destravar a economia brasileira e promover o crescimento da cidade que, até 1763, foi a primeira capital do Brasil.
Abertura dos portos
Menos de uma semana após chegar à Bahia, o príncipe regente provocou uma verdadeira revolução na economia brasileira, ao decretar a abertura dos portos do país às nações amigas de Portugal. Era o fim do monopólio comercial português com o Brasil. A medida permitiu que navios mercantes estrangeiros atracassem livremente nos portos brasileiros. O país passou a se beneficiar do comércio direto com a Inglaterra. Terminava o Pacto Colonial que, entre outras imposições, obrigava que todos os produtos das colônias passassem, primeiro, pelas alfândegas de Portugal. A decisão tem caráter histórico também por ser a primeira Carta Régia promulgada em território brasileiro, a 28 de janeiro de 1808.
Medicina e indústria
Em Salvador, o príncipe regente também fundou a Escola de Cirurgia da Bahia, embrião para a criação da primeira faculdade de medicina do Brasil. Erguida ao lado do Colégio dos Jesuítas (atual Catedral Basílica de Salvador), no Terreiro de Jesus, a Escola de Cirurgia - mais tarde Faculdade de Medicina - funcionou por mais um século no mesmo local, até ser incorporada pela UFBa (Universidade Federal da Bahia). Dois séculos depois, a obra deixada por dom João não perdeu o seu charme - suas salas centenárias abrigam grande parte do acervo da história da medicina do Brasil. Antes de seguir para o Rio de Janeiro - o que aconteceu no dia 24 de fevereiro de 1808 -, dom João ainda autorizou a criação de indústrias de vidro, pólvora, tabaco e colheita de algodão. Naquele começo de século 19, o setor industrial brasileiro não passava de uma miragem por três motivos básicos: a mentalidade escravocrata dos "empresários", a falta de capital para investimento na expansão dos negócios e a concorrência inglesa. Dom João tomaria outras decisões muito importantes para o desenvolvimento do Brasil ao chegar ao Rio de Janeiro, para onde transferiu a sede do governo português. Na verdade, a presença da corte portuguesa no país acelerou o processo que resultou em nossa Independência, proclamada pelo herdeiro de dom João, dom Pedro. Isso, porém, já é o começo de uma outra história.
Pedagogia e Comunicação
Manuela Martinez
Marcadores: informação
29 janeiro, 2008
PLAQUINHA DE HOJE
Marcadores: plaquinhas
NOVAS E VELHAS
****
"PASSWORD REJEITADA: NÃO TEM TAMANHO SUFICIENTE"
****
Um sujeito pára o carro junto a um café na província, entra e repara num cartaz que dizia: "Temos sandes de tudo!" O sujeito pergunta ao empregado:
****
São Pedro recebe três homens à porta do Céu. Pergunta ele ao primeiro:
****
Numa estrada, alguns metros antes duma curva, dois frades seguravam um cartaz que dizia
Marcadores: piadas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
O fotógrafo britânico Carl Warner criou uma série de fotografias utilizando apenas alimentos para formar cenários.
As chamadas "foodscapes" (união das palavras food - alimentos - e landscape - paisagem) mostram cavernas submarinas, florestas, praias ao pôr do sol e até cachoeiras, usando frutas, legumes, queijos, frios e massas, entre outros.
O fotógrafo conta que já é conhecido na vizinhança de sua casa, em Kent, na Inglaterra, por passar horas na quitanda procurando o melhor brócolis ou a melhor pimenta para "compor" seus cenários.
Para ganhar em profundidade, as fotos são tiradas sobre mesas de 1,2 metro por 2,4 metros. Além disso, elas são registradas em "camadas", para evitar que os alimentos murchem antes do fim da foto.
Warner diz que as fotos podem ser usadas para promover uma alimentação mais saudável, mas ele confessa que, até agora, ainda não conseguiu convencer os quatro filhos a comer mais verduras.
"Pelo menos não posso dizer que eles brincam mais com a comida do que eu", afirma o fotógrafo.
As fotos deverão ser usadas por uma cadeia de supermercados britânica em uma campanha publicitária, e Warner também pensa em reuni-las em um livro para promover a alimentação saudável entre as crianças.
BBC Brasil
Adolescente de 16 anos foi preso após calote em bar de mais de R$ 6 mil em Tóquio, de acordo com a edição desta terça-feira do jornal britânico Metro. Fazendo-se passar por playboy rico, o garoto flertou com as garçonetes e ofereceu rodadas de bebida.
Segundo o jornal britânico, o rapaz embarcou em uma sessão de seis horas de gastos extravagantes antes de ser preso ao tentar sair sem pagar a conta. Ele entrou em um bar em Niiza City, perto da capital, Tóquio, e pediu duas garrafas de champanha Dom Perignon, além de 60 copos de uísque, cerveja e coquetéis, informou o artigo do Metro. O rapaz também cantou karaokê com várias garçonetes.
Na hora de pagar a conta, que havia passado de R$ 6 mil, o adolescente disse aos funcionários do bar que não tinha dinheiro. Eles chamaram a polícia, e o rapaz, cujo nome não foi divulgado por se tratar de um menor, foi preso por suspeita de fraude, disse o Metro.
"Os funcionários da casa noturna ficaram chocados ao tomar conhecimento da idade do cliente porque ele parecia maduro e experiente quando pediu a bebida e conversou com as garçonetes", de acordo com o jornal.
BBC Brasil
Um senhor de 71 anos de idade dirigiu por 120 km na contramão em uma rodovia no norte da Itália, segundo a agência Ansa.
A polícia conseguiu parar o idoso apenas na segunda tentativa. O homem parecia desorientado ao ser abordado.
Dois policiais tiveram ferimentos leves na primeira colisão resultante da tentativa de deter o motorista, que continuou seu caminho para se envolver em outro acidente alguns quilômetros depois, sem deixar ninguém ferido dessa vez.
De acordo com a polícia, o homem, que estava retornando para Modena após deixar Bolonha, parecia não saber que estava o tempo todo em uma rodovia.
Redação Terra
Um homem de 1,90 de altura, e 98 quilos, alega que um restaurante cobrou mais do que deveria pelas suas idas ao buffet para se servir de comida e que, de seguida, ordenou a sua expulsão.
Um porta-voz do restaurante nega a acusação de Ricky Labit, que garante ter sido expulso, juntamente com um familiar seu, alegadamente por serem «comilões».
Ricky diz que frequentou o Manchuria Restaurant, em Houma, nos Estados Unidos, durante oito meses, fazendo três refeições por semana neste restaurante.
Na sua última visita ao local, acompanhado por um familiar, uma empregada deu-lhe uma conta de 46 dólares, quase o dobro do preço do buffet para dois adultos.
«Ela disse que nós éramos gordos e comíamos demais», afirmou Labit. «Fiquei espantado. Nunca pensei que alguém fosse capaz de ter esta atitude. Eu não sou gordo, peso apenas 125 quilos», disse Borrelli, familiar de Labit, acrescentando que a empregada fez ainda um reparo em relação à sua barriga. «Disse-me que parecia que eu estava grávido».
Segundo o restaurante, os clientes deveriam pagar um extra porque estavam a comer exclusivamente os pratos mais caros do buffet, incluindo marisco. «Recebemos muitas pessoas obesas aqui e não discriminamos ninguém».
Labit negou que tivesse sido informado de que pagaria mais do que o preço padrão estipulado para adultos e, após acalorada discussão, a polícia foi chamada ao local.
O boletim da polícia declara que «o incidente foi resolvido quando a gerência indicou que a conta estava errada». Mas Labit foi avisado de que não era bem-vindo neste buffet.
Depois deste incidente, o restaurante decidiu pendurar o cartaz com a seguinte frase: «Comida é para comer, não é um brinquedo para o seu filho»... «ou 20 por cento a mais na sua conta».
Portugal Diário
Uma brigada de minas e armadilhas foi chamada na cidade de Gotemburgo, a segunda maior da Suécia, depois de um pacote suspeito, que tremia bastante, ter sido encontrado numa garagem de um prédio residencial.
Um empregado da limpeza encontrou o pacote e ao pegar-lhe percebeu que este não parava de vibrar de emitir um pequeno som.
Por precaução, chamou a polícia que convocou uma brigada especializada em detonar explosivos. Após esvaziar o prédio e a rua, a equipa constantou que não se tratava de um bomba, mas de um... vibrador.
Ao chegar no local, a brigada já não viu o pacote tremer, uma vez que as pilhas tinham acabam, explicou um porta-voz da polícia sueca ao jornal Globo.
Portugal Diário
Marcadores: notícia
HISTÓRIA DO LIVRO NO BRASIL
José Olympio - um pioneiro do mercado editorial brasileiro
Natural de Batatais, José Olympio, de origem humilde, chegou em São Paulo em 1918 para fazer faculdade de Direito e se empregou num armazém de secos e molhados. Como tendo o armazém falido, acabou por conseguir um emprego na Casa Garraux, ponto de encontro de intelectuais e políticos. Logo despontou como excelente funcionário e, de balconista, tornou-se gerente. Foi nesta época que fez muitos amigos influentes. Em 1931 partiu para o negócio de livros por sua própria conta. Comprou, com ajuda de amigos, 10 mil volumes da biblioteca de Alfredo Pujol, e lançou, já com a marca Editora José Oympio, seu primeiro título: Conhece-te a ti pela psicanálise, de Joseph Ralph. Tamanho foi o sucesso que o livro ficou por mais vinte anos no catálogo. Já aí demonstrava seu "faro" de editor.
A instabilidade político-social, propiciada pela Revolução de 1932, fez a editora interromper momentaneamente suas atividades. Insatisfeito com a estagnação do mercado editorial de São Paulo transferiu-se para o Rio de Janeiro. Foi então que um outro sucesso editorial, Os párias, de Humberto de Campos, consolidou sua posição ainda mais.
J. Olympio inaugurou uma política inédita no mercado editorial de então: o pagamento adiantado dos direitos autorais. Com isso ganhava simpatia dos autores e fez da sua Casa um ponto de encontro de intelectuais, professores, jornalistas, que se tornaram seus habitués.
Editou sucessos como Raízes do Brasil, de Sérigo Buarque de Holanda, e Vidas Secas de Graciliano Ramos, além de Rachel de Queiroz, Gilberto Freyre e Guimarães Rosa. Foi, por isso, responsável direto pelo surgimento e popularização desses grandes nomes da cultura brasileira.
Os tempos começaram a mudar para o pioneiro J. Olympio e sua editora; a Segunda Guerra fez sua linha editorial orientar-se para as traduções de clássicos da literatura mundial, como Balzac, Dostoievski, Jack London, Tolstoi. Outro fato, o surgimento da Livraria Editora Martins, cujas convicções políticas antigetulistas atrairam rapidamente os intelectuais e conquistaram o público leitor, causou um certo vazio na Casa. Assim foi, que de 1960 em diante, a velha Casa se voltou para o mercado de livros didáticos e logo teve filiais em sete capitais. Em 1962 já figurava entre as quinhentas maiores empresas do país, sendo o primeiro editor a ter ações na bolsa.
Originalidade na política de direitos autoriais, lançamento e popularização dos grandes nomes da literatura, preocupação com a estética, inovação no método da crítica nas "orelhas" dos livros e adoção do método domiciliar de vendas. José Olympio simboliza, por isso, um marco no mercado editorial brasileiro.
Marcadores: informação
28 janeiro, 2008
NOVAS E VELHAS
Pois é: dona Maria tá vivinha da silva. Um pouco tonta da queda, meio assustada mas vai andando pra casa abraçada com seu José.
Quatro anos depois.
Dona Maria morre pela segunda vez, mas agora é de verdade. Tá mortinha da silva. Fazem todos os exames e testes. Dessa vez não tem erro: tá morta.
E lá se vai o segundo enterro de dona Maria se aproximando do cemitério. Seu José segura uma das alças. Quando vão entrando no cemitério, seu José grita:
— Ei! Vocês aí na frente: cuidado com essa escadinha!
****
— Por que você não quer ir para a escola hoje, meu filho?
— Lá na escola, ninguém gosta de mim, mamãe. Os professores me odeiam, os estudantes me detestam e não querem conversa comigo, a vice-diretora quer me expulsar de lá, os funcionários nem sequer falam comigo. Ontem mesmo, o porteiro não queria me deixar entrar.
— Você precisa superar essas adversidades, meu filho. Você é inteligente, é um líder natural, ainda tem muito a aprender. Além do mais, você já tem quarenta e oito anos e é o dono da escola.
Adão e Eva tinham tudo para ser uma casal feliz.
Adão não tinha sogra.
Eva não podia ficar com ciúme das amigas.
Adão não podia ficar com ciúme dos amigos.
Eva não podia dizer: "Se eu tivesse me casado com outro, isso não ia acontecer."
Adão não podia dizer: "Se fosse outra, ela deixava."
****
Um Velho foi ao médico para marcar uma consulta para a sua mulher, a atendente lhe pergunta:
****
Uma moça da roça foi convidada para uma festa onde teria que usar vestido, coisa que ela não usava, pois andava só de calças compridas e sem a calcinha.
Não havia loja de roupas íntimas por perto, então ela foi até o armazém e comprou um saco vazio, correu para a máquina de costura e confeccionou uma linda calcinha.
No dia da festa, como estava acostumada a usar calças compridas, sentou-se num dos bancos, bem à vontade, de pernas abertas.
Em sua frente estava um caipira que não tirava os olhos de cima dela. Passado algum tempo, a menina se irritou e perguntou:
O que foi caipira, nunca viu uma calcinha!?
O caipira tomou um fôlego e respondeu:
Marcadores: piadas
UNIVERSIDADE APRESENTA PROTÓTIPO DE LENTES DE CONTATO COM CIRCUITOS
A Universidade de Washington anunciou nesta quinta-feira (17/01) o protótipo de lentes de contatos com circuitos e sensores luminosos embutidos, o que abre campo, em longo prazo, para a reprodução de vídeos e conteúdo multimídia direto na retina do usuário.
O protótipo contém um circuito eletrônico assim como diodos de emissão de luz vermelho. As lentes já foram testadas em coelhos por até 20 minutos e os animais não mostraram qualquer efeitos negativo, afirmam os pesquisadores.
IDG Now
Marcadores: notícia
MEDICINA NA VOZ DO POVO
Recebido por e-mail
Marcadores: humor
BIBLIOTECA DO CONGRESSO AMERICANO PÕE FOTOS NO FLICKR
Charles Nisz
Marcadores: notícia
ESTADO DE SÃO PAULO ACABA COM EXIGÊNCIA DE RECONHECIMENTO DE FIRMAS
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2301200832.htm
Marcadores: utilidades
A EVOLUÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL
Tentei explicar que ela tinha que me dar R$ 5,00 de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O lucro é de R$20,00. Se você souber ler, coloque um X ao lado do R$20,00.
( )R$20,00 ( )R$40,00 ( )R$60,00 ( )R$80,00 ( )R$100,00.
Pergunta que não quer calar: Será que o Lula acertaria a resposta????
Recebido por e-mail
Marcadores: informação