Marcadores: avisos
30 abril, 2008
NOVAS E VELHAS
****
Um alentejano e um francês vão a passear e passam por uma igreja. Pergunta o alentejano:
****
O devoto entra na igreja em prantos:
*****
O marido pede à esposa loira:
****
Dois homens caminham pela rua afora depois de terem passado o dia a trabalhar duro numa fábrica de calçados, quando um advogado, que vinha a toda velocidade no seu carro importado, os atropela.
Marcadores: piadas
BANCO 24 HORAS - DRIVE-IN
Marcadores: humor
MOSTEIRO DE SÃO BENTO SERÁ RESTAURADO PARA CENTENÁRIO
O motivo: para comemorar os cem anos do mosteiro, no centro, começa no meio do ano que vem uma restauração completa do local, que inclui obras na igreja, nas capelas, no claustro, no colégio e na faculdade. Foi lá que o papa ficou hospedado em sua visita a São Paulo.
Dom João Evangelista Kovas, vice-superior do mosteiro (prior), conta que foi decidido suspender os casamentos porque não se sabe qual será a situação do local após o início das obras. "Pode ser que tenha um andaime no altar, e não podemos oferecer um casamento em um lugar em obras."
Como a questão é mais estética, as missas, inclusive aos domingos -a das 10h é celebrada ao som do órgão da igreja e com cantos gregorianos-, e o brunch, oferecido em alguns domingos do mês, continuarão ocorrendo normalmente.
Segundo Kovas, os casamentos são a principal fonte de renda do mosteiro -quem se casa lá tem que desembolsar uma taxa de R$ 5.000 (valor não confirmado pelo mosteiro, mas conferido com noivos que se casarão neste ano).
"Mas [as celebrações] não farão tanta falta", diz Kovas. "E não podemos esperar mais, não sabemos como o local estará daqui a um ano. Temos que preservar, isso aqui é um acervo de arte importantíssimo."
Centenário
Kovas mostrou à reportagem da Folha alguns pontos que precisam ser restaurados, como rachaduras nas paredes e no chão e imagens descascadas.
Segundo o prior, um dos principais problemas do mosteiro é o fixador de tinta utilizado depois que ele foi pintado - o produto reage com o ambiente e, principalmente, com a poeira, fazendo com que, com o tempo, a pintura se deteriore.
Nesta restauração, será utilizado um fixador diferente, que não reage com fatores externos, segundo Nilva Calixto, responsável pelos processos de restauração do mosteiro.
À direita do altar, a capela do Santíssimo, no mosteiro de São Bento, é considerada, segundo dom João Evangelista Kovas, vice-superior do local (prior), e Nilva Calixto, restauradora, um dos locais mais críticos a serem restaurados.
No chão de ladrilhos, uma rachadura enorme, de mais de um metro. Na parede, o produto para fixar a pintura utilizado há quase cem anos esfumaçou as cores, fazendo com que pareça que há uma camada de giz branco sobre a tinta. Nas folhas de ouro do teto, o fixador escureceu o dourado, tirando o brilho do trabalho. Além disso, há descascados por todos os lados, até no parapeito da janela.
"Ali é ruim porque não tem ventilação nenhuma, então, todos os problemas se acentuam", afirma Nilva. Segundo ela, que trabalhou no restauro de cerca de 40 imagens de santos e outros objetos quando o papa Bento 16 se hospedou no mosteiro, no ano passado, algumas fissuras nas paredes são resultado da construção da linha Azul do metrô, inaugurada nos anos 70.
Como ocorreu em três imagens que ela restaurou para a chegada do papa, quando Nilva encontrou uma pintura diferente da original, ela espera encontrar outras cores ao trabalhar em algumas paredes. "Com as rachaduras do metrô, vinha alguém e dava uma mão de tinta para disfarçar, então, devo achar algumas novidades nessa restauração", afirmou ela.
Luísa Alcantara e Silva
Folha de S. Paulo
http://www.aber.org.br
Marcadores: notícia
PRÓPOLIS CONTRA DENGUE
http://www.inova.unicamp.br/inventabrasil/propdengue.htm
Marcadores: utilidades
A ROUPA INTELIGENTE CHEGA ÀS LOJAS
Maite Gutiérrez
Marcadores: informação, notícia
CAFÉ E ATAQUE CARDÍACO
Apesar do poder aditivo da cafeína, capaz de nos fazer mendigar por um gole, o cafezinho é liberado em qualquer ambiente. Seu usuário é respeitado, seja o padre da cidade, seja a mãe de família. É a última droga que nos deixaram para usar sem remorsos.
É lógico que uma droga consumida por tantos, dotada da propriedade de provocar dependência, acelerar o coração e excitar o sistema nervoso como a cafeína, seja considerada suspeita de fazer mal para o organismo até que se prove o contrário.
Muitos estudos foram realizados para esclarecer essa questão. Com exceção da azia, dores de estômago e da insônia que o café pode causar em pessoas sensíveis ou quando ingerido em doses mais altas, até hoje a Medicina não conseguiu demonstrar que essa bebida seja nociva à saúde. A única dúvida que persiste em relação ao cafezinho está relacionada à doença coronariana, a grande responsável pelos ataques cardíacos. Diversos pesquisadores procuraram caracterizar uma possível associação entre consumo de café e prevalência de doença coronariana, mas os resultados obtidos têm sido conflitantes.
A suspeita de que o café possa aumentar o número de infartos do miocárdio foi recentemente reforçada pela demonstração de que tomar café não filtrado (como o café turco, por exemplo) faz aumentar o colesterol total e a fração LDL, conhecida como "mau colesterol".
Recentemente, a revista Archives of Internal Medicine, uma das mais conceituadas da literatura médica, publicou um artigo de um grupo de pesquisadores finlandeses que é considerado um dos mais completos sobre o tema, pelas seguintes razões:
A média diária de xícaras de café na população estudada foi igual a cinco. Os resultados obtidos foram os seguintes:
1) Depois de ajustar os resultados de acordo com idade e fatores de risco, os autores verificaram que a incidência de infartos do miocárdio não fatais nos homens foi a mesma entre os que bebiam café e os abstêmios;
2) Por outro lado, ainda nos homens, os infartos fatais foram mais freqüentes entre os abstêmios;
3) Em ambos os sexos, os níveis de colesterol aumentaram com o número de xícaras bebidas por dia. Os autores explicam esse resultado, pela preferência de muitos finlandeses por café não filtrado;
4) Os homens que tomavam mais do que sete xícaras de café por dia, apresentaram índices de mortalidade coronariana ligeiramente superiores aos dos bebedores moderados. Essa tendência foi atribuída aos níveis mais altos de colesterol e maior número de cigarros consumidos por dia, encontrados entre os que tomavam mais café;
5) Nas mulheres, não só a mortalidade por infarto foi mais baixa, mas todas as formas de morte diminuíram com o aumento do consumo de café.
A conclusão é um lenitivo para aqueles cansados dos sacrifícios impostos pelos cuidados necessários para preservar a integridade das coronárias: cortar gordura animal, controlar a pressão, diminuir o estresse, comer pouco, não fumar, beber com moderação e abandonar a vida sedentária. Pelo menos até que outro estudo demonstre o contrário, podemos tomar até cinco cafezinhos por dia, sem culpa nenhuma. Não é pouco.
http://drauziovarella.ig.com.br/artigos/cafe.asp
Marcadores: informação, notícia
29 abril, 2008
Marcadores: charges
PLAQUINHA DE HOJE
Marcadores: plaquinhas
NOVAS E VELHAS
****
O chefe é apanhado em flagrante com a secretária e esconde a calcinha dela no jornal desse dia. Esquece-se, e, quando chega a casa a mulher abre o jornal e rebenta a bronca.
****
- És sempre assim tão sossegado, Chiquinho?- perguntou o senhor Raimundo.
****
O professor chamou a aluna mais boazona da turma e perguntou:
****
O novo embaixador americano estava em conversa com um diplomata africano. Tinha passado o dia a discutir o progresso obtido com os russos, antes de eles terem sido expulsos do país. Eles construíram uma hidrelétrica, um aeroporto e ensinaram-nos a beber vodka e a jogar roleta russa. O embaixador olhou-o preocupado e disse:
Marcadores: piadas
SE É FOTO É FATO
Marcadores: fotos engraçadas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com um corte de cabelo moicano pintado de pink e modelitos sensuais, como um colant justinho ou uma fantasia da Roma antiga que mais parece uma minissaia, o lutador mexicano de luta livre Maximo tem levado as platéias ao delírio com o seu golpe preferido: um desavergonhado beijo na boca do adversário. Maximo também costuma atacar os musculosos oponentes com um chute na virilha depois de dar piruetas no ar. Ele faz parte da trupe Os Exóticos, um grupo de lutadores com trejeitos efeminados que vem se destacando no meio "mucho macho" da luta livre mexicana, uma das mais tradicionais do mundo. Os Exóticos existem desde os anos 70, mas, depois de um bom tempo no ostracismo, estão passando por um revival. Os personagens são "homens sensíveis que viraram maus", definem eles. Mas mostrar seu lado feminino não é tão fácil quanto parece, diz Maximo. "É uma representação difícil. Especialmente porque o esporte exige força, rudeza e violência", diz. "Mas enquanto o público nos amar, estaremos aí."
Conta Outra
O padre brasileiro Adelir Carli desapareceu no domingo, dia 20 no Estado do Paraná, pendurado em mil balões, escreve o site Globo. O religioso queria voar durante 20 horas, mas o mau tempo levou-o em direcção ao mar de Santa Catarina. As buscas aéreas e marítimas concentram-se a cerca de 30 quilómetros da costa, na aérea onde o padre terá feito o último contacto.
No domingo de manhã, com chuva, o padre Carli rezou uma missa especial e às 13h, mesmo com mau tempo, decolou levado pelos balões coloridos.
A meio da tarde, fez um pedido de ajuda: «Preciso de entrar em contacto com o pessoal, para que eles me ensinem a mexer no GPS, para dar as coordenadas de latitude e longitude, que é a única forma de alguém em terra poder saber onde estou». O último contato aconteceu pouco antes das 21h. Pedaços de balões já foram encontrados nas praias de Santa Catarina.
O padre já tinha viajado do Paraná para a Argentina no dia 13 de Janeiro deste ano. Carli levantou voo na cidade de Ampére e, depois de quatro horas, aterrisou em Santo António, na Argentina, a 110 quilómetros de distância. Os balões chegaram a atingir os 5,3 mil metros de altitude. Para se aproximar do solo, o padre usou um estilete, com o qual foi furando e soltando uma parte dos balões. O padre Carli voa para promover as acções da Pastoral Rodoviária do Paraná, que celebra missas nas estradas e dá apoio espiritual aos motoristas. Antes de deixar o solo, o religioso deixou uma mensagem: «Se o padre voa para ajudar os que rodam, por que você também não pode ajudar?».
Em entrevista ao programa Fantástico, em Março deste ano, o padre mostrou como se prepara para os voos. Para além de uma roupa térmica que lhe permite suportar baixas temperaturas, o padre usava também um capacete e um pára-quedas.
Portugal Diário
Um sueco de 73 anos acordou esta sexta-feira como mulher, tornando-se a pessoa mais velha do mundo a trocar de sexo, noticia a BBC Brasil.
A cirurgia de troca de sexo foi concluída esta quinta-feira no Instituto Karolinska, na capital sueca.
Os médicos não quiseram fazer comentários, mas a informação sobre o sucesso da operação foi dada pelo próprio paciente à BBC Brasil, em entrevista por telefone do quarto do hospital onde recupera da cirurgia.
«Agora sou finalmente uma mulher», disse Loise. A sua identidade não foi revelada, segundo recomendação dos médicos.
«Sempre me senti como uma mulher, mas agora tenho o corpo de uma mulher», acrescentou. E revelou, com um toque de timidez: «Até já comprei um biquíni».
Segundo Loise, a mudança de sexo foi realizada com uma série de três cirurgias. A primeira e mais longa operação foi conduzida pelos médicos na segunda-feira, e a última foi concluída esta quinta-feira.
«Foi o que desejei durante toda a minha vida, e por isso não tive medo. Os médicos anestesiaram-me e quando acordei já era 100 por cento mulher», contou Loise, dizendo que espera ver o seu nome em breve no livro de recordes do Guinness.
Portugal Diário
Uma rodovia no Estado americano de Indiana ficou fechada por quase toda esta quinta-feira depois que um caminhão carregado de fezes humanas tombou, informou a agência AP. Segundo o motorista, a carga estava sendo levada a uma usina de reciclagem na cidade de Portage.
Durante todo o dia, a equipe responsável pela limpeza de cargas perigosas de Lake County e os bombeiros de Crown Point limparam a sujeira. Ambos os sentidos da rodovia foram bloqueados durante o trabalho. O motorista recebeu uma notificação por levar a carga sem proteção.
Redação Terra
O Uruguai entrou hoje para o Guinness Book, o Livro dos Recordes, como o país que preparou o maior churrasco do mundo, cozinhando 12 mil kg de carne com 1,2 mil churrasqueiras em 1,5 km de grelha.
O americano Danny Girton, representando a organização do Guinness, certificou a marca e entregou a um bem-humorado ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca uruguaio, Ernesto Agazzi, e ao presidente do Instituto Nacional de Carnes (INAC), Alfredo Fratti, o certificado que credencia a marca.
O recorde anterior pertencia ao México, que cozinhou simultaneamente 8 mil quilos de carne em 1,2 km de grelha. Profissionais e amadores de todo o Uruguai, voluntários para a ocasião, se encarregaram de assar em uma grelha gigante a carne, que foi degustada por 20 mil pessoas.
O Maior Churrasco do Mundo, como foi batizado, foi organizado pela Inac para promover as carnes uruguaias, "que são naturais, muito saborosas e a principal fonte de renda do Uruguai", destacou seu presidente.
"Estamos muito felizes pela marca conquistada, especialmente porque os uruguaios mostraram mais uma vez, tanto para o exterior como para o interior, que trabalhando juntos, unidos e com esforço, é possível fazer grandes coisas", destacou Agazzi.
Um pequeno grupo de defensores dos direitos dos animais, formado por cerca de 30 pessoas, se concentrou na porta do parque onde era realizado o churrasco, para rejeitar a iniciativa e, especialmente, o sacrifício de gado.
EFE
Marcadores: notícia
28 abril, 2008
PLAQUINHA DE HOJE
Marcadores: plaquinhas
NOVAS E VELHAS
O problema que garotos de 8 anos não costumam gostar de igrejas (principalmente missas). Vai daí e um deles adormece ferrado. Mas por um azar desgraçado, o padre repara, e decide dar-lhe um susto:
****
Um brasileiro, de passagem pelo Alentejo, foi surpreendido com a notícia de que um amigo seu, alentejano, havia falecido e seria enterrado naquela tarde. Chateado com a situação, a perda de um amigo do peito, procurou saber onde seria o velório e para lá partiu.
****
O rapaz vai se confessar:
****
Uma noiva, uma casada e uma amante, estavam conversando sobre seus relacionamentos e decidiram agradar seus homens. Naquela noite todas as três iriam testar a sensualidade e o poder que exerciam sobre seus companheiros, usando corpete de couro, máscara nos olhos e botas de cano alto.
Marcadores: piadas
HOMEM QUEBRA VITRINE DA LIVRARIA CULTURA COM TACO DE BEISEBOL EM SÃO PAULO
Às 15h47, segundo a assessoria de imprensa da loja, ele correu contra a parede de vidro do setor de arte e desferiu vários golpes com um taco de beisebol, destruindo, além da vitrine, uma TV de plasma que estava exposta no local.
"Ele não falava coisa com coisa e não reagiu à prisão. Acho que era alguém doente, completamente confuso", diz o empresário Pedro Herz, dono da livraria Cultura. "Nos Estados Unidos, eles saem metralhando. Aqui, felizmente, ninguém se machucou."
O homem foi levado para o 78º DP (Jardins), onde está sendo registrado um termo circunstanciado --boletim de ocorrência de menor potencial ofensivo.
A loja diz que a área da vitrine foi isolada e a substituição do vidro, providenciada. O prejuízo ainda não foi calculado.
DIÓGENES CAMPANHA
Folha de São Paulo
Marcadores: notícia
CRIAÇÃO DO MUNDO POR COMPUTADOR
Recebido por e-mail
Marcadores: humor
O CONTO DO AMOR
O CONTO DO AMOR
ADRIANO SCHWARTZ é professor de literatura da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP
Marcadores: Livros
MUDANÇA DE BIBLIOTECA É MOTIVO DE POLÊMICA EM MUSEU
A Biblioteca Jenny Klabin Segall, com um acervo de 500 mil documentos sobre cinema e artes cênicas, será transferida para a antiga sede do Teatro Brasileiro de Comédia, e passará a ser administrada pela Funarte.
Único museu em São Paulo diretamente vinculado ao Ministério da Cultura, é administrado por uma diretoria escolhida por um conselho deliberativo composto por 21 pessoas, metade delas membros da família Segall, como prevê o estatuto do museu.
A decisão, que vem sendo discutida há oito anos, partiu do conselho, que acionou a diretoria do museu e iniciou negociações com o Ministério da Cultura para transferir a biblioteca para a Funarte.
Funcionários da biblioteca prepararam em janeiro deste ano um parecer, apresentado à direção, expressando a preocupação com a mudança - temem que o novo espaço não tenha estrutura adequada nem o número de funcionários suficiente. Também apontam um desvio dos rumos do museu em relação à proposta inicial de sua fundação, em 1967.
Organizado há 40 anos por Mauricio Segall, filho do pintor, o acervo foi doado ao governo federal em 1985. Seu primeiro diretor estabelecera como função para a instituição ser um "centro de atividades culturais eclético e vivo", segundo documento de 1977.
O diretor do Departamento de Museus do MinC, José do Nascimento Júnior, diz que conversará com a nova direção do Lasar Segall para traçar planos de reforma. "O acervo se encontra muito reduzido naquele espaço." Schwartz, o próximo diretor, diz que "a biblioteca cresceu e precisa mudar".
No ano passado, durante a greve dos servidores da Cultura, os funcionários elaboraram um laudo para apontar problemas de segurança e infra-estrutura. Segundo o relatório, um terço dos extintores de incêndio do museu estava precisando de recarga havia 20 meses. O museu admite que a reserva técnica, onde são armazenadas as obras, ficou sem ar-condicionado entre fevereiro e maio de 2007. Não há registro, no entanto, de danos ao acervo.
Silas Martí
Folha de S.Paulo
http://www.aber.org.br
Marcadores: notícia
PARA CRÍTICOS, JOÃO GILBERTO, QUE VOLTA A FAZER SHOW NO BRASIL, AINDA É INSUPERÁVEL
"João Gilberto não dá um show, dá um recital", diz Zuza Homem de Mello, crítico e historiador de música, explicando que o artista baiano de 76 anos está longe das parafernálias que os artistas usam em suas apresentações.
De fato, basta um banquinho e um violão, praticamente sinônimos de bossa nova, para o cenário de um "recital" de João Gilberto.
"Ele prescinde de tudo o que é efeito. Prescinde de tudo o que é necessário para mascarar a essência do espetáculo que é a música propriamente dita", continua Zuza, autor de "Folha Explica João Gilberto", em entrevista à Reuters.
"Agora, isso só é percebido por quem está prestando completa atenção na apresentação dele ou no disco", disse. "Se não, a pessoa acha que é a mesma coisa. É sutil."
O primeiro show do ano será em 22 de junho no Carnegie Hall, em Nova York.
Depois, se apresenta nos dias 14 e 15 de agosto no Auditório Ibirapuera, em São Paulo; dia 24 de agosto, no Theatro Municipal do Rio; e dia 5 de setembro, no Teatro Castro Alves, em Salvador. Haverá ainda três shows no Japão.
MELHOR NOTÍCIA DO ANO
Para o crítico e produtor Nelson Motta, o anúncio dos shows "é a melhor notícia para a música brasileira neste ano".
"Ele é um grande mestre, continua insuperável. Nesse gênero que ele inventou, ele é único, nunca houve nada melhor", disse Motta, autor de "Noites Tropicais".
Apesar das diversas contribuições para o gênero que refinou a música popular brasileira, incluindo o maestro Tom Jobim e o poeta Vinicius de Moraes, nada superou a "grande novidade" que João Gilberto trouxe com seu samba sincopado no violão e jeito único de cantar.
"Ele inventou um novo gênero musical. Não existe bossa nova sem a batida de violão do João Gilberto. Ele criou todo um mundo de possibilidades musicais", disse Motta.
Para o especialista, a prova da genialidade de João Gilberto está nas regravações dos sucessos "Chega de Saudade" e "Desafinado" que ele fez em seu último disco de estúdio, "João Voz e Violão" (2000), que seriam muito superiores às suas primeiras versões, "sob todos os aspectos, incluindo voz".
A fama de gênio vem junto com a de excêntrico. É perfeccionista nas gravações e shows, além de viver recluso no Rio de Janeiro, sem nunca dar entrevistas ou frequentar a cena musical da cidade. É como um ermitão, nas palavras de Zuza.
SEMPRE VANGUARDA
Embora solitário, João Gilberto mantém contato com os amigos por telefone, "e está perfeitamente ciente de tudo o que acontece, lê jornal, vê TV", contou Motta.
Ambos os críticos são unânimes em elogiar também sua personalidade. Um doce de pessoa, gentil e delicado, segundo Zuza. Educado e divertido, para Motta.
"O João Gilberto é uma das maiores celebridades da música no mundo que não tem a menor nesga de comportamento de celebridade. Ele vive monasticamente", disse Zuza.
O ano de 1958 é considerado o marco inicial da bossa nova com o lançamento de discos fundamentais. Começava ali um movimento que consagria toda uma geração de músicos brasileiros, como Nara Leão, Carlos Lyra, Luizinho Eça, João Donato, Roberto Menescal, Baden Powell, etc.
Foi naquele ano que Gilberto lançou dois compactos que inauguraram o movimento -- "Chega de Saudade"/"Bim Bom" e "Desafinado"/"Oba-la-lá" -- assim como o álbum "Canção do Amor Demais", com músicas de Jobim e Vinicius interpretadas por Elizeth Cardoso, que também trazia duas faixas com o violão de João.
E, mesmo com 50 anos, os críticos acreditam que a bossa nova segue viva e ainda "emblema da música brasileira no exterior", segundo Zuza.
"A vanguarda não envelhece", explicou o historiador, fazendo comparação com outros movimentos e artistas, como Mozart e Picasso.
"O que é vanguarda naquele momento não deixa de ser vanguarda agora. O que deixa de ser é o que efetivamente não foi."
Reuters
Marcadores: notícia
FALA QUE É MENTIRA!!!
Recebido por e-mail
Marcadores: crítica
BRIGITTE BARDOT ESTÁ SENDO PROCESSADA POR INSULTAR MUÇULMANOS
AFP
http://caras.ig.com.br/online/online_6574.htm
Marcadores: notícia
25 abril, 2008
Marcadores: avisos
PLAQUINHA DE HOJE
Marcadores: plaquinhas
NOVAS E VELHAS
****
Um casal de velhos estava ouvindo um religioso que pelo rádio dizia:
****
Um brasileiro, Testemunha de Jeová, senta-se ao lado de um português num vôo da TAP entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Quando o avião decola, começam a servir as bebidas aos passageiros. O português pede um tinto do Dão e a aeromoça pergunta à testemunha de Jeová se ele quer beber alguma coisa.
****
Havia um grande tumulto na praça. Uma porção de gente se aglomerava em torno de um corpo estendido no chão. Joaquim, que era baixinho, estava curioso pra ver o acidentado, mas não conseguia enxergar através da multidão. De repente, teve uma idéia:
****
Uma mulher recebe o amante em casa, enquanto o marido trabalha. Seu filho de doze anos chega da escola mais cedo, vê os dois juntos e se esconde no armário do quarto para espiar. O marido também volta para casa inesperadamente e a mulher resolve esconder o amante no armário, sem perceber que o filho já estava lá.
-Pegue a sua luva e a sua bola de beisebol, vamos lá no quintal para eu ensinar como se joga.
Marcadores: piadas
INFORMAÇÃO E PUBLICIDADE: VERDADES E MENTIRAS
Mas, esse direito, entre nós, não só não é absoluto, como sua garantia está mais atrelada ao direito de opinião. Vale dizer, aquilo que para os gregos na antiguidade era crença ou opinião (doxa) em oposição ao conhecimento. Este corresponde ao verdadeiro e comprovado. A opinião ou crença é mero elemento subjetivo. A democracia dá guarida ao direito de opinar, palpitar, lançar a público o pensamento que se tem em toda sua subjetividade. Garante também a liberdade de criação.
Mas, quando se trata de apontar fatos objetivos, descrever acontecimentos, prestar informações a serviços públicos ou oferecer produtos e serviços no mercado, há um limite ético que controla a liberdade de expressão. Esse limite é a verdade.
Com efeito, por falar em Grécia antiga, repito o que diziam: "mentir é pensar uma coisa e dizer outra". A mentira é, pois, simples assim.
Examinando essa afirmação, vê-se que mentir é algo consciente; é, pois, diferente do erro, do engano, que pressupõe desconhecimento (da verdade), confusão subjetiva do que se expressa ou distorção inocente dos fatos.
Aliás, a liberdade de expressão garante inclusive as frases e promessas dos políticos que estão no Poder, cuidando do bem público que é de todos nós. Algumas frases são de efeito, outras não. Algumas geram conseqüências, outras não. Recentemente, o Prefeito do Rio de Janeiro, em viagem à Salvador, indagado sobre o grave problema do alastramento da epidemia de dengue disse que estava rezando para que os mosquitos fossem todos levados para alto mar. E representantes da prefeitura de São Paulo disseram que havia um complô para criar congestionamentos na cidade. Ficamos a pensar na fuga dos mosquitos em direção a alto mar e nos paulistanos, reunidos logo cedo, nas esquinas da cidade escolhendo em quais vias eles iriam provocar congestionamento...
Bem, na verdade isso mostra como, dependendo do contexto, as pessoas podem mesmo falar qualquer coisa que represente sua crença, sua subjetividade. Mas, os outros não precisam com elas concordar nem nelas acreditar. Eu, por exemplo, nem concordei nem acreditei.
Contudo, há leis que controlam em alguns setores a liberdade de expressão na sua realidade objetiva, impondo, por exemplo, que a testemunha ao depor em Juízo fale a verdade. Do mesmo modo, impondo aos advogados e às partes, o dever de lealdade processual, proibindo que intencionalmente a verdade dos fatos seja alterada, adulterada, aumentada etc. Esse dever de lealdade - em todas as esferas: administrativa, cívil e criminal - é a ética fundamental da verdade imposta a todos.
O mesmo se dá no regime de produção capitalista. Com base nos princípios éticos e normativos da Constituição Federal, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) regulou expressamente a informação e a publicidade enganosa, proibindo-a e tipificando-a como crime (artigos 37, § 1º e § 3º, 66 e 67 do CDC).
No que diz respeito, pois, às relações jurídicas de consumo, a informação e apresentação dos produtos e serviços, assim como os anúncios publicitários não podem faltar com a verdade daquilo que oferecem ou anunciam, de forma alguma, quer seja por afirmação quer por omissão. Nem mesmo manipulando frases, sons e imagens para de maneira confusa ou ambígua iludir o destinatário do anúncio: o consumidor.
A lei determina que apenas a verdade prevaleça. Não importa, pois, a opinião, nem mesmo do consumidor. A lei quer a verdade objetiva e comprovada. Por exemplo, o art. 36 do CDC determina que o fornecedor mantenha comprovação dos dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem e o art. 38 diz que é ônus de quem patrocina a informação e comunicação publicitária, provar sua veracidade e correção.
Infelizmente, nada disso impede que haja anúncios publicitários que enganem o consumidor, com métodos bem antigos e que a toda hora se encontrem novos meios de enganação. Alguns, inclusive, dentro das brechas do sistema legal.
Uma forma bastante usada é o "chamariz". Este é uma modalidade de enganação que não está necessariamente atrelada ao produto ou serviço em si. Por exemplo, ouve-se no rádio o seguinte anúncio:"Os primeiros dez ouvintes que ligarem terão desconto de 50% na compra de tal produto; ou farão o curso gratuitamente etc". Quando o consumidor liga, ainda que seja logo em seguida, recebe a resposta de que é o décimo primeiro a ligar. E em seguida recebe o "malho" de venda. Esse tipo de "chamariz" também é usado por meio de malas diretas, anúncios em jornais, na TV etc.
Outro exemplo dessa "técnica" é o "chamariz" da liquidação. Anuncia-se a liquidação, com grandes descontos, e, quando o consumidor chega à loja, a liquidação é restrita a uma única prateleira ou estante.
Esse método é usado em larga escala. Há lojistas, em véspera de época de liquidação, que aumentam o preço para depois, com o desconto, voltar ao preço anterior. E há lojas que estão em "liquidação" ou "promoção" o ano todo. Existem também produtos que são vendidos de modo que o consumidor nunca saiba qual é o preço, pois na oferta sempre consta algum tipo de desconto. É preciso cuidado nas compras, porque o que importa é o preço final, jamais o desconto oferecido. O consumidor não deve comprar "descontos".
Mais outro caso: o consumidor vê na vitrina uma roupa bonita a preço baixíssimo. Entra na loja, pede a roupa, mas há um único exemplar, de tamanho fora do padrão. Ele, então, constrangido, recebe o "ataque" do vendedor, que oferece outros produtos.
O "chamariz" é, portanto, uma maneira enganosa de atrair o consumidor, para que ele, uma vez estando no estabelecimento (ou telefonando), acabe comprando algo. Muitas vezes, bem constrangido.
Além disso, é de considerar algo evidente: o anúncio será enganoso se o que foi afirmado não se concretizar. Se o fornecedor diz que o produto dura dois meses e em um ele está estragado, a publicidade é enganosa. Se apresenta o serviço com alta eficiência, mas o consumidor só recebe um mínimo de eficácia, o anúncio é, também, enganoso etc. Enfim, será enganoso sempre que afirmar algo que não corresponda à realidade do produto ou serviço de acordo com todas as suas características.
As táticas e técnicas variam muito e todo dia surgem novas, engendradas em caros escritórios modernos onde se pensa frequentemente em como impingir produtos e serviços mesmo contra a real vontade do consumidor.
Algumas técnicas são legais, posto que permitidas como participação em concursos, com sorteios e entregas de prêmios. Este método, largamente utilizado, atinge em cheio a esperança do consumidor em obter alguma vantagem ou melhorar seu padrão de vida, tentando a sorte. São jogos de todo tipo, num enorme "cassino" em que foi transformado o mercado de consumo contemporâneo. E muitas vezes, apenas para participar do concurso, o consumidor adquire produtos ou serviços que não só não precisava como nem gostaria de ter.
Dentro desse da verdade, vi na Capital de São Paulo, em dois postos de combustível algo interessante. Eram dois postos lacrados pelas autoridades por venda de combustível adulterado. Seus donos haviam colocado um cartaz dizendo: "estamos em reforma"...
E só para concluir, falando mais uma vez em crença e verdade: Será que alguém, em sã consciência, acredita mesmo que a fumaça do cigarro dos fumantes nos restaurantes obedece a linha divisória que separa uma mesa da outra, dividindo apenas em imaginação o espaço entre fumantes e não fumantes?
Já passou da hora de se falar mais sério no mercado de consumo!
Rizzatto Nunes é mestre e doutor em Filosofia do Direito e livre-docente em Direito do Consumidor pela PUC/SP. É desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. Autor de diversos livros, lançou recentemente o "Bê-a-bá do Consumidor" (Editora Método). Coordena um site voltado ao Direito do Consumidor e à Defesa da Cidadania, no qual tem seu blog: www.beabadoconsumidor.com.br
Marcadores: crítica, informação