Marcadores: avisos
30 maio, 2008
PLAQUINHA DE HOJE
Marcadores: plaquinhas
NOVAS E VELHAS
- O meu filho é mais estúpido que o teu!
- Não é nada!
- Então vamos fazer uma aposta.
- Tudo bem, apostamos 100 reais.
- Ok. Gaspar, venha aqui.
- Sim pai?
- Toma 2 reais e vá ali na loja comprar uma TV a cores.
- Está bem.
E o garoto sai pela porta do bar com os 2 reais na mão... E o outro homem chama o filho e diz.
- Vai lá em casa e vê se eu estou lá.
- Está bem pai.
Por acaso os dois garotos encontram-se na rua e comentam:
- O meu pai é mais estúpido que o teu!
- Não é!
- Então vê bem: o meu pai deu-me 2 reais para ir comprar uma TV a cores e nem sequer disse a cor que queria!
- Então e o meu: disse-me para ir em casa ver se ele estava lá e nem sequer me deu a chave!
****
Um belo dia, a Catarina, uma bela e inocente jovem de 15 anos convida o Pedro, seu primeiro namorado da mesma idade a ir jantar em sua casa e pedir a seus pais autorização para namorar com ela.
E com os desejos carnais à flor da pele diz ao Pedro que essa noite será de amor e sexo logo após o jantar, quando os pais saírem...... O Pedro excitado e para se precaver vai à Farmácia em busca de preservativos e apesar de ainda ser virgem e inexperiente, compra uma caixa de 24 unidades e responde ao Farmacêutico que tem muita experiência, rodagem e que vai "comer" mais uma menina nessa noite.......hahahaha
À noite, ao chegar a casa da Catarina é recebido por esta de forma efusiva e segue para a mesa de jantar onde se encontram já os pais.
Após sentar-se o Pedro oferece-se para dar as Graças pela refeição que iam tomar e baixando a cabeça começa a rezar intensamente....
Passam uns minutos e o Pedro continua a rezar e cada vez mais intensamente......
Após 10 minutos de constante Graça, a Catarina algo intrigada, pergunta entre lábios:
-Não sabia que você era tão religioso?!?
O Pedro, sem abandonar a posição de respeito, diz:
- E eu não sabia que o teu pai era Farmacêutico!!!!
****
Um sujeito convidou um amigo para um cruzeiro pelas ilhas gregas.
- Olha, pá! Este cruzeiro vai cheio de mulheres boas. E nós somos os únicos homens! É melhor ires abastecer-te ali à farmácia.
O amigo foi à farmácia e quando voltou disse:
- Pronto. Já fui! comprei um preservativo e um comprimido para enjôo!
- Só um? - perguntou o outro
- Aquilo vai estar cheio de mulheres boas! E olha que são quinze dias!
O amigo voltou à farmácia e pediu a mesma dose. Voltou e disse:
- Já está! Comprei mais um preservativo e outro comprimido!
- Tu és parvo, ou quê? Isso não dá pra nada! Vão ser 15 dias no meio de mulheres boas! O amigo voltou à farmácia e pediu mais um preservativo e um comprimido para o enjôo. Aí, o farmaceutico, estranhou e perguntou-lhe:
- Desculpe, eu sei que não tenho nada com isso, mas se você enjoa, porque é que insiste?
****
Um individuo tinha problemas com ejaculação precoce e resolve ir ao medico. O medico diz-lhe:
- Bem, o remédio para isso é você levar um susto quando estiver quase ejaculando. Arranje qualquer coisa que lhe pregue um susto e experimente.
O fulano resolve comprar uma pistola de alarme e vai para casa todo contente. Quando chega, vê a mulher na cama, toda nua, e pensa: vamos já experimentar! Começam a fazer amor, mudam de posição e começam a fazer um 69, e, quando ele sente que está quase ejaculando, dispara a arma. No outro dia volta ao medico e este pergunta-lhe:
- Então, que tal é que foi?
- Não correu nada bem ...
- Então?!? O susto não o impediu de ejacular?
- Lá isso impediu. O pior foi a minha mulher ter-me cagado na cara, arrancado metade de um testículo com os dentes, e o meu vizinho ter saído do armário com as mãos para cima...
****
Um homem entra num bar e o empregado oferece-lhe umas quantas "pílulas da inteligência". Ele toma uma e diz:
-"Ainda não me sinto mais inteligente".
Ele toma outra, e outra, e finalmente toma uma mão cheia delas.
-"Ei... isto tem sabor de merda de coelho!"
-"Estas vendo ?? Já estás ficando mais inteligente"
Marcadores: piadas
CONCLUÍDA A PRIMEIRA FASE DAS OBRAS NO ARQUIVO NACIONAL
A Sala de Consultas está funcionando normalmente e os usuários podem utilizar instrumentos de pesquisa e bases de dados além de terem acesso a todos os documentos microfilmados ou digitalizados. Também são atendidas as demandas judiciais.
A partir desta data serão fechados à consulta, entre outros, os documentos textuais que integram os arquivos privados, os documentos do poder executivo, os documentos do poder judiciário, além das obras raras e do acervo geral. Nessa etapa a Biblioteca do Arquivo Nacional estará fechada ao público externo.
Para mais informações ou esclarecimentos escreva para saladeconsultas@arquivonacional.gov.br ou telefone para (21) 2179-1235.
Site: http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm
Marcadores: notícia, patr. cultural
DOR DE CABEÇA: USO EXCESSIVO DE ANALGÉSICOS É UMA DAS CAUSAS
GEORGE BUSH ELIMINA VERBAS PARA PROGRAMA DE INCENTIVO À LEITURA
O Reading Is Fundamental (RIF) (http://www.rif.org/) prepara e motiva crianças a ler, doando cerca de 16 milhões de livros a cada ano a famílias e jovens carentes. O sucesso do programa é em grande parte sustentado pelo apoio financeiro do Departamento de Educação do governo norte-americano, além de instituições privadas e trabalho voluntário.
No site da instituição, a presidente Carol Hasco fez um apelo à sociedade americana (http://www.rif.org/get-involved/advocate/what/) para que cobrem dos congressistas o apoio financeiro ao RIF para o ano de 2009.
Boletim PNLL - http://www.pnll.gov.br
Marcadores: bibliotecas, EEUU, política
BRASIL E HOLANDA: HISTÓRIAS EM COMUM
O governo do Brasil e o da Holanda assinaram em abril um "memorando de entendimento" que busca intensificar a cooperação educacional e técnico profissional entre os dois países. O objetivo é ressaltar e recuperar o patrimônio cultural comum das duas nações. Exemplos desse patrimônio estão localizados no estado de Pernambuco, invadido pelos holandeses no século XVII.Essa parceria irá possibilitar a criação de uma rede de pesquisadores que se dedicam a estudar a atuação da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais (WIC) no Nordeste brasileiro. Um escritório técnico será criado para coordenar os trabalhos. Hoje, a conservação de arquivos, monumentos, sítios históricos e arqueológicos relacionados ao tema é feita pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que, com a celebração do acordo, passará essa atividade ao escritório.Outra medida será a criação do Centro Cultural Brasil-Holanda, que irá fomentar e divulgar pesquisas sobre os dois países, dando visibilidade à memória comum entre eles por meio de exposições e cursos.
Dafne Melo
Marcadores: Brasil, Holanda, patr. cultural
SÃO PAULO TERÁ 2ª PARADA HÉTERO NO MASP, NO DIA 1º
A iniciativa foi organizada por uma família de classe média do ABC paulista e seus amigos, como relatou a Folha Online no ano passado. Na época, muitos gays e héteros atacaram o "movimento".
"A Parada do Orgulho Hétero não é uma afronta aos gays. Não queremos ofender ninguém. Rejeitamos qualquer manifestação homofóbica em nossa comunidade no Orkut", diz o organizador Cristiano Vicente, 20, o guitarrista da banda Radio Ska, professor de inglês e estudante de design.
Ele, que se declara heterossexual e diz ter ido à Parada Gay no ano passado, descreve as críticas a sua iniciativa como "extremistas". Na sua opinião, a Parada Hétero defende a liberdade de expressão. Ele admite ser difícil controlar, por exemplo, a publicação de comentários preconceituosos na comunidade virtual da Parada. "
"Na verdade, o nome melhor seria Parada do Orgulho Sexual, mas vamos continuar com o nome Parada do Orgulho Hétero."
O lema da Parada Hétero ("Muitos são, poucos se orgulham") vai continuar, segundo Cristiano. No ano passado, o "número oficial" do público foi de 30 pessoas --amigos e familiares de Cristiano. Ele diz que, neste ano, o número será bem maior, mas evita arriscar uma estimativa. "Em nossa comunidade, há mais de mil pessoas, mas muita gente é de fora do Estado."
Já a organização da Parada Gay previu 4 milhões de pessoas no último domingo (25). Foram apenas 1.400 policiais militares para conter o caos. Não será surpresa se o número final a ser divulgado chegar a 5 milhões, 25% da população da Grande São Paulo. Afinal, a militância gay não leva a matemática a sério. Desde o ano passado, a polícia evita divulgar esse tipo de dado devido às críticas de "chutômetro".
SÉRGIO RIPARDO
Marcadores: cidade de São Paulo, notícia
SIMPATIAS
Recebido por e-mail
Marcadores: humor
NOVOS RADARES NO TRANSITO DE SÃO PAULO
Os radares 'arapucas' agora estão embutidos nos 'guard-rails'!
Marcadores: cidade de São Paulo, utilidades
29 maio, 2008
NOVAS E VELHAS
****
Bush estava calmamente sentado no seu escritório quando o telefone tocou:
****
No consultorio uma mulher diz ao doutor:
****
A professora de uma escola primária mandou que os seus brilhantes alunos escrevessem uma redação, onde fossem tratados os seguintes temas:
****
Dentro de uma cabine de um trem estão três homens e uma garota de fechar o comércio.
Marcadores: piadas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Máquinas que vendem cigarros no Japão em breve serão capazes de detectar rugas, pés-de-galinha, estrutura óssea e flacidez no rosto dos compradores. O objetivo das "máquinas inteligentes" é identificar se o cliente tem idade suficiente para fumar. Pelas leis japonesas, a idade mínima para fumar é de 20 anos. Até julho, as 570 mil máquinas de cigarros do país deverão se adequar a essa determinação. Uma das empresas, a Fujitaka, desenvolveu um sistema que estima a idade do freguês an@lisando suas características faciais. O comprador deve olhar para uma câmera digital instalada na máquina. O sistema então compara os traços com os dados de outras 100 mil pessoas guardados na memória. Uma das críticas ao sistema é quanto à sua precisão. Segundo Hajime Yamamoto, porta-voz da Fujitaka, a invenção acerta em 90% dos casos. Os 10% restantes entram na chamada zona cinzenta, que inclui menores que parecem mais velhos e adultos com cara de bebê. Esses terão que inserir a carteira de motorista na máquina. O número de fumantes jovens vem caindo no Japão. Em 2004, 13% dos rapazes e 4% das garotas entre 17 e 18 anos fumavam diariamente.
Conta Outra
Um homem tem que encarar todo dia 200 fotos de seu bumbum nu em paredes, postes e paradas de ônibus de Seaford, Inglaterra, com acusações de traição. Pasha Cummings acredita que os pôsteres são obra de sua ex-mulher Carol, que, segundo ele, coincidentemente apareceram um dia depois que ela se mudou para Chipre. As informações são do jornal Metro.
Nos pôsteres, vem a inscrição: "Pasha Cummings: mentiroso, traidor e cafetão! Sandra Beckworth não é melhor." Cummings ficou casado com sua mulher por seis anos e terminou com ela. Ele disse que não a traiu com Sandra Beckworth, como sua ex acredita.
"Carol ficou braba quando eu a deixei e essa é sua vingança. Esse é o ato final de uma mulher desprezada, disse Cummings.
Redação Terra
O badalado chefe britânico Jamie Oliver afirmou que as mulheres deveriam fazer greve de sexo para obrigar seus parceiros a começar a cozinhar.
A declaração de Oliver foi feita durante uma sessão de perguntas e respostas com o público no festival literário Hay-on-the-Wye, na cidade de Powys, no País de Gales.
"Os homens são muito simples. Eles fazem tudo por sexo. Por isso, a melhor maneira de fazer os homens entrar na cozinha é se recusar a fazer sexo até que eles comecem a cozinhar", disse o chef.
Além disso, Oliver afirmou ainda que "as melhores chefs do mundo são mulheres".
Hábito
O chef, que virou celebridade internacional graças ao seu programa de TV - e que ganhou notoriedade na Grã-Bretanha com suas campanhas por uma alimentação mais saudável nas escolas - disse que está tentando fazer com que as famílias entendam que o ato de cozinhar pode tornar a vida mais simples e reduzir o custo da alimentação.
"Estou vivendo com famílias que não têm o hábito de cozinhar em suas vidas e quero que elas se apaixonem pela cozinha", afirmou Oliver.
"As pessoas perderam a noção de que a comida é algo importante. As crianças deveriam poder sair da escola e saber preparar um prato simples", disse.
Porcos
Em janeiro, um documentário feito por Oliver sobre a indústria do frango, que mostrava o processo de criação das aves, foi transmitido por um canal de televisão britânico para incentivar a criação solta dos animais.
De acordo com o chef, a opção pelos suínos se deve a escolha de sua própria audiência. Segundo ele, outros planos incluíam campanhas para melhorar o processo de criação de gado e da produção de leite.
BBC Brasil
Uma corrida de homens com mulheres no colo foi atração para a população em uma praça da cidade de São Petesburgo, na Rússia. O evento fez parte das comemorações do aniversário da cidade, que completa 305 anos em maio.
A atividade, que exigiu muito esforço por parte dos homens, gerou vários tombos. A cidade de São Petesburgo foi fundada em 1703 e já teve várias mudanças de nome, a maioria delas durante o regime comunista, que terminou em 1991.
Redação Terra
Depois de dez anos de proibição, 200 funcionários de um templo hindu no Estado de Kerala, no sul da Índia, poderão usar cuecas durante o turno de trabalho.
A decisão foi tomada por uma comissão de direitos humanos que ordenou ao templo Sabarimala - o segundo mais visitado do sul da Índia - que retirasse a proibição relacionada aos trajes dos funcionários.
A proibição havia sido imposta depois de vários incidentes envolvendo roubos e furtos das doações disponíveis no local, visitado por cerca de 50 milhões de pessoas apenas durante o período de peregrinação.
Por sua popularidade, o templo recebe quantias significativas em doações em forma de dinheiro, ouro, prata e diamantes.
Somente no ano passado, o templo recebeu o equivalente a U$ 19 milhões (R$ 31 milhões) em doações.
Desde que roubos começaram a ser observados no local, os funcionários que trabalham na sala principal do templo, onde as doações são mantidas, tiveram que passar a usar apenas uma espécie de sarongue conhecido como "mundu" durante o trabalho.
A comissão de direitos humanos, formada por autoridades do governo local, tomou conhecimento da proibição do uso de peças íntimas através de uma denúncia anônima.
Além de ordenar a retirada da proibição, a comissão pediu ao governo que tomasse as medidas necessárias para que os funcionários do templo possam usar cuecas e que aparatos modernos sejam instalados para prevenir roubos e ladrões.
Segundo os empregados do templo, o manuseio de tamanha quantidade de dinheiro e jóias já não é mais possível, mesmo com 60 funcionários trabalhando em cada turno na sala principal do Sabarimala.
Especialistas afirmam que o templo precisa de algumas modernizações como a instalação de equipamentos de raio-X para garantir a segurança, além de melhores instalações sanitárias.
O Sabarimala é um dos destinos mais populares de peregrinação em Kerala, localizado na cadeia de Montanhas Sahyadri.
BBC Brasil
OS 100 ERROS MAIS COMUNS II
27 - "Porisso". Duas palavras, por isso, como de repente e a partir de.
28 - Não viu "qualquer" risco. É nenhum, e não "qualquer", que se emprega depois de negativas: Não viu nenhum risco. / Ninguém lhe fez nenhum reparo. / Nunca promoveu nenhuma confusão.
29 - A feira "inicia" amanhã. Alguma coisa se inicia, se inaugura: A feira inicia-se (inaugura-se) amanhã.
30 - Soube que os homens "feriram-se". O que atrai o pronome: Soube que os homens se feriram. / A festa que se realizou... O mesmo ocorre com as negativas, as conjunções subordinativas e os advérbios: Não lhe diga nada. / Nenhum dos presentes se pronunciou. / Quando se falava no assunto... / Como as pessoas lhe haviam dito... / Aqui se faz, aqui se paga. / Depois o procuro.
31 - O peixe tem muito "espinho". Peixe tem espinha. Veja outras confusões desse tipo: O "fuzil" (fusível) queimou. / Casa "germinada" (geminada), "ciclo" (círculo) vicioso, "cabeçário" (cabeçalho).
32 - Não sabiam "aonde" ele estava. O certo: Não sabiam onde ele estava. Aonde se usa com verbos de movimento, apenas: Não sei aonde ele quer chegar. / Aonde vamos?
33 - "Obrigado", disse a moça. Obrigado concorda com a pessoa: "Obrigada", disse a moça. / Obrigado pela atenção. / Muito obrigados por tudo.
34 - O governo "interviu". Intervir conjuga-se como vir. Assim: O governo interveio. Da mesma forma: intervinha, intervim, interviemos, intervieram. Outros verbos derivados: entretinha, mantivesse, reteve, pressupusesse, predisse, conviesse, perfizera, entrevimos, condisser, etc.
35 - Ela era "meia" louca. Meio, advérbio, não varia: meio louca, meio esperta, meio amiga.
36 - "Fica" você comigo. Fica é imperativo do pronome tu. Para a 3.ª pessoa, o certo é fique: Fique você comigo. / Venha pra Caixa você também. / Chegue aqui.
37 - A questão não tem nada "haver" com você. A questão, na verdade, não tem nada a ver ou nada que ver. Da mesma forma: Tem tudo a ver com você.
38 - A corrida custa 5 "real". A moeda tem plural, e regular: A corrida custa 5 reais.
39 - Vou "emprestar" dele. Emprestar é ceder, e não tomar por empréstimo: Vou pegar o livro emprestado. Ou: Vou emprestar o livro (ceder) ao meu irmão. Repare nesta concordância: Pediu emprestadas duas malas.
40 - Foi "taxado" de ladrão. Tachar é que significa acusar de: Foi tachado de ladrão. / Foi tachado de leviano.
41 - Ele foi um dos que "chegou" antes. Um dos que faz a concordância no plural: Ele foi um dos que chegaram antes (dos que chegaram antes, ele foi um). / Era um dos que sempre vibravam com a vitória.
42 - "Cerca de 18" pessoas o saudaram. Cerca de indica arredondamento e não pode aparecer com números exatos: Cerca de 20 pessoas o saudaram.
43 - Ministro nega que "é" negligente. Negar que introduz subjuntivo, assim como embora e talvez: Ministro nega que seja negligente. / O jogador negou que tivesse cometido a falta. / Ele talvez o convide para a festa. / Embora tente negar, vai deixar a empresa.
44 - Tinha "chego" atrasado. "Chego" não existe. O certo: Tinha chegado atrasado.
45 - Tons "pastéis" predominam. Nome de cor, quando expresso por substantivo, não varia: Tons pastel, blusas rosa, gravatas cinza, camisas creme. No caso de adjetivo, o plural é o normal: Ternos azuis, canetas pretas, fitas amarelas.
46 - Lute pelo "meio-ambiente". Meio ambiente não tem hífen, nem hora extra, ponto de vista, mala direta, pronta entrega, etc. O sinal aparece, porém, em mão-de-obra, matéria-prima, infra-estrutura, primeira-dama, vale-refeição, meio-de-campo, etc.
47 - Queria namorar "com" o colega. O com não existe: Queria namorar o colega.
48 - O processo deu entrada "junto ao" STF. Processo dá entrada no STF. Igualmente: O jogador foi contratado do (e não "junto ao") Guarani. / Cresceu muito o prestígio do jornal entre os (e não "junto aos") leitores. / Era grande a sua dívida com o (e não "junto ao") banco. / A reclamação foi apresentada ao (e não "junto ao") Procon.
49 - As pessoas "esperavam-o". Quando o verbo termina em m, ão ou õe, os pronomes o, a, os e as tomam a forma no, na, nos e nas: As pessoas esperavam-no. / Dão-nos, convidam-na, põe-nos, impõem-nos.
50 - Vocês "fariam-lhe" um favor? Não se usa pronome átono (me, te, se, lhe, nos, vos, lhes) depois de futuro do presente, futuro do pretérito (antigo condicional) ou particípio. Assim: Vocês lhe fariam (ou far-lhe-iam) um favor? / Ele se imporá pelos conhecimentos (e nunca "imporá-se"). / Os amigos nos darão (e não "darão-nos") um presente. / Tendo-me formado (e nunca tendo "formado-me").
Marcadores: língua portuguesa
28 maio, 2008
NOVAS E VELHAS
****
Um asno estava passando por uma estrada, quando vê um sapo se afogando, agarrado numa folha, no meio do lago.
****
Um casal de caipiras estava debruçado na cerca da fazenda, quando um touro começou a cobrir uma vaca.
****
Um sujeito dirige-se à empregada de uma casa de loterias:
****
Estavam dois amigos a conversar, sendo um deles mágico.
Marcadores: piadas
RESTAURADOR TRANSFORMA ENCRENCA EM LIVROS NOVOS
Veja também: Restauração de livros requer paciência e detalhamento
“Precisamos de apoio para a manutenção e a exposição do material”, explica Gaudêncio. Ele está falando de máquinas pesadíssimas, algumas do século XIX, usadas para prensar livros e cortar papéis. Está falando de mais de 27 mil florões, espécie de carimbos usados para adornar as encadernações. São peças únicas, segundo o restaurador, feitas em cobre, chumbo, latão e outros materiais. Há ainda os papéis, as pequenas ferramentas, os microscópios.
Mas Gaudêncio, membro fundador da Associação Brasileira de Encadernação e Restauro e integrante de entidades semelhantes no exterior, também sabe que tudo ali está se perdendo, já que não tem seguidores. "Essa é uma profissão que requer conhecimento técnico e no Brasil a remuneração é muito baixa." Quando sua “oficina” virar vitrine, engana-se quem pensa que o restaurador vai se aposentar. “Vou ter uma vida mais sossegada, vou ensinar. Quero passar tudo o que eu tenho e não levar nada para o túmulo”, afirma Gaudêncio, que tem convite para ministrar um curso permanente de restauração de livros na Universidade de São Paulo (USP). Ele se diz favorável à proposta, mas só quer dar o próximo passo quando seu acervo estiver no museu.
Doação patrocinada
"A coleção dele é realmente excepcional. Cobre um período longo dos séculos XIX e XX e cobre uma atividade do começo ao fim", conta Solange, que vê o trabalho do restaurador como algo "entre o artesanal e o industrial". A curadora estima que até o 2º semestre já tenha uma resposta favorável. Ela calcula que a exposição custaria em torno de R$ 1 milhão, porque, além da manutenção do acervo, é preciso criar ferramentas de multimídia que informem os visitantes.
A paixão pelo restauro, profissão não regulamentada pelas leis brasileiras, começou quando Gaudêncio tinha 12 anos. Querendo imitar o pai, resolveu “brincar de professor”. O livro caiu no chão, ficou todo danificado e o menino, com medo de levar bronca, correu para o Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, onde sabia que havia restauradores. “Em vez de brigar comigo, meu pai ficou contente”, conta o professor, ao afirmar que ajudou a deixar o livro novo em folha.
Raridades
Gaudêncio calcula que levará pelo menos um ano para “ressuscitar” o livro de registro de óbitos da cidade de Assis, a 427 km de São Paulo. A publicação, única que registra a morte dos habitantes entre 1938 e 1988, chegou, literalmente, de ambulância. “A prefeitura estava trazendo um doente para São Paulo e passou aqui para deixar o livro”, conta, rindo.
Apesar da ironia, o problema é grave. Do que um dia foi um livro, restou uma capa velha e pedacinhos de papel com nomes cortados. “É um quebra-cabeça”, diz Gaudêncio, que pretende restaurar a publicação e passá-la também para DVD. Uma garantia de que não verá mais aquele livro em sua oficina.
Carolina Iskandarian
Globo.com – G 1
Marcadores: encadernação, notícia, patr. cultural
INGLÊS NO DIA A DIA
Recebido por e-mail
Marcadores: humor
IDOSOS UTILIZAM JOGOS PARA TENTAR MANTER MENTE ATIVA
Atividades que antes eram feitas apenas no papel, como cruzadinhas, sudoku e variados exercícios para treinar a mente agora podem ser feitos em aparelhos eletrônicos.
Diversas pesquisas foram realizadas para comprovar os benefícios dos jogos. Muitas delas, com patrocínio das próprias empresas fabricantes. Porém, médicos ligados à saúde dos idosos ouvidos pela Folha questionaram até que ponto os produtos podem melhorar o funcionamento cognitivo.
Eles defendem que os jogos e outras atividades ajudam a preservar a mente, mas que os benefícios são restritos.
Produtos
Uma das empresas a perceber o filão foi a Nintendo, que lançou jogos como o Brain Age. Nele, o usuário pode acompanhar uma partitura, identificando as notas, fazer o troco de valores em dinheiro, escrever as palavras que escuta e memorizar uma ordem de números para depois lembrá-la.
Conforme o desempenho, o jogo diz se o cérebro do usuário está em forma ou não.
Depois dele, a linha "brain gym" (ginástica cerebral) ganhou concorrentes, como o MindFit e o Brain Fitness Program. Este último, vendido nos EUA, tem como slogan "seus netos irão lhe agradecer".
Já o MindFit foi tema de uma pesquisa recente sobre jogos. Divulgada em 2007 por pesquisadores em Israel, ela mostrou que os usuários do MindFit e de videogames clássicos tiveram melhoras na memória especial de curto prazo e na atenção. O estudo foi patrocinado pela fabricante CogniFit e envolveu 121 voluntários.
Mas foi outra pesquisa, divulgada em 2006, que chamou em especial a atenção dos médicos.
Comandada por institutos de saúde do governo americano, o estudo avaliou 2.832 pessoas e constatou que os que receberam treinamento de raciocínio, treino de velocidade ou memória tiveram desempenhos melhores em exercícios que um grupo controle --que não recebeu treinamento. Eles foram melhores até cinco anos depois.
Os resultados vão no mesmo sentido do que diz Carlos Paixão, da Sociedade de Geriatria do Rio de Janeiro. Para ele, jogos e outras atividades "podem melhorar a memória nessas pessoas que têm transtornos cognitivos que não são considerados demência".
Porém, segundo ele, não há nenhum trabalho realmente sério até hoje que mostre que a estimulação cognitiva previna o aparecimento de demências. Sonia Brucki, médica da Academia Brasileira de Neurologia, também diz que jogos eletrônicos têm a mesma propriedade que outras atividades por manterem a mente da pessoa ativa de alguma forma.
"A atividade pode ajudar aumentando as sinapses entre os neurônios. Ajuda a evitar a perda de memória e algumas doenças degenerativas e pode postergar o aparecimento de outras. Mas não pode ser em excesso. E se o paciente tiver que ter uma doença como o Alzheimer, vai ter de qualquer jeito."
Sonia diz que, treinando com jogos, o usuário pode ficar mais veloz em perceber um estímulo visual na tela, mas isso não quer dizer que ficará mais rápido em outras atividades do cotidiano. "Quem garante que vai deixar o reflexo mais rápido no carro. É muito mais interessante tentar lembrar uma notícia do que ficar lendo um computador", afirma. Entre as atividades recomendadas pela médica estão palavra-cruzada, sudoku e jogo da memória.
MÁRCIO PINHO
OPORTUNIDADES NA CHINA PARA FLUENTES EM MANDARIM
O mercado de importação da China rendeu US$ 1.7 bilhões no ano passado e deve crescer 38% anualmente, graças ao crescimento acelerado do país.
http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=23943&sec=4
QUEIJO MINAS ARTESANAL VIRA PATRIMÔNIO CULTURAL
A justificativa para o reconhecimento do produto como patrimônio imaterial nacional é a forte presença deste tipo de queijo no cotidiano dos mineiros e seu papel como expressão cultural do estado.
O queijo Minas corresponde ao 13º bem imaterial brasileiro, ao lado do acarajé e da viola-de-cocho.
http://estilo.uol.com.br/ultnot/2008/05/15/ult3617u4626.jhtm
Marcadores: notícia, patr. cultural
USP RECEBE DOAÇÃO DA BIBLIOTECA DO PROFESSOR VANZOLINI
A Biblioteca do professor Paulo Emílio Vanzolini foi oficialmente doada para o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). Trata-se de um dos maiores acervos de herpetologia (estudo de répteis) da América do Sul, com 25.445 itens, constituído por 20 mil impressos, 1.372 fascículos de periódicos, 93 obras raras, 1.938 livros e 2.042 mapas. O valor do acervo está estimado em mais de US$ 300 mil.
Com a doação, a Biblioteca do Museu de Zoologia da USP passará a dispor de importante literatura herpetológica referente ao Brasil e à América do Sul para a consulta de pesquisadores do Brasil e do exterior.
Marcadores: bibliotecas, notícia, patr. cultural
27 maio, 2008
Marcadores: charges
NOVAS E VELHAS
- Diga Primeiro a má doutor...
- A má é que o sr. tem uma doença incurável.
- E a boa, doutor?
- A boa é que já contagiou a sua sogra!
****
Uma vez, um padre fez uma aposta entre os compadres lá da terra que conseguia atravessar o maior deserto do mundo por 4000 euros. O padre lá se fez à aventura e levou uma freira e um camelo, os dias passam e o camelo morre de sede porque estava muito calor. Um dia, a freira foi-se despindo com o calor até ficar completamente nua e o padre pergunta assim:
****
O Tona adorava feijoada. Porém, sempre que comia, o feijão causava-lhe uma reação fortemente embaraçosa. Algo muito forte. Um dia apaixonou-se... Quando chegou a altura de pedir a mulher em casamento, pensou:
****
Está um rapaz em casa da namorada. Pergunta-lhe então a mãe da namorada:
****
Um velho de 80 anos casa com uma mulher de 20 anos. Como tem medo de não ter tesão para ela resolve ir à farmácia comprar uma caixa de comprimidos que lhe dê potência. Mas, quem lá estava era o aprendiz que não percebia nada daquilo e dá-lhe a primeira caixa de comprimidos que lhe vem à mão.
Marcadores: piadas
SE É FOTO É FATO
Marcadores: fotos engraçadas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Uma policial húngara foi demitida após ter feito um filme pornô hardcore, segundo o Ananova.Livia Kovacs, 36, da polícia de Budapeste, participou do filme e desagradou seus superiores, que logo a demitiram por "desrespeito ao uniforme da polícia".No filme, ela é uma policial dominatrix que usa armas da polícia com seus parceiros.A atriz já foi convidada para fazer mais filmes.
Conta Outra
Depois de dez anos de proibição, 200 funcionários de um templo hindu no Estado de Kerala, no sul da Índia, poderão usar cuecas durante o turno de trabalho.
A decisão foi tomada por uma comissão de direitos humanos que ordenou ao templo Sabarimala - o segundo mais visitado do sul da Índia - que retirasse a proibição relacionada aos trajes dos funcionários.
A proibição havia sido imposta depois de vários incidentes envolvendo roubos e furtos das doações disponíveis no local, visitado por cerca de 50 milhões de pessoas apenas durante o período de peregrinação.
Por sua popularidade, o templo recebe quantias significativas em doações em forma de dinheiro, ouro, prata e diamantes.
Somente no ano passado, o templo recebeu o equivalente a U$ 19 milhões (R$ 31 milhões) em doações.
Desde que roubos começaram a ser observados no local, os funcionários que trabalham na sala principal do templo, onde as doações são mantidas, tiveram que passar a usar apenas uma espécie de sarongue conhecido como "mundu" durante o trabalho.
A comissão de direitos humanos, formada por autoridades do governo local, tomou conhecimento da proibição do uso de peças íntimas através de uma denúncia anônima.
Além de ordenar a retirada da proibição, a comissão pediu ao governo que tomasse as medidas necessárias para que os funcionários do templo possam usar cuecas e que aparatos modernos sejam instalados para prevenir roubos e ladrões.
Segundo os empregados do templo, o manuseio de tamanha quantidade de dinheiro e jóias já não é mais possível, mesmo com 60 funcionários trabalhando em cada turno na sala principal do Sabarimala.
Especialistas afirmam que o templo precisa de algumas modernizações como a instalação de equipamentos de raio-X para garantir a segurança, além de melhores instalações sanitárias.
O Sabarimala é um dos destinos mais populares de peregrinação em Kerala, localizado na cadeia de Montanhas Sahyadri.
BBC Brasil
Um papagaio de estimação que estava perdido foi levado de volta para casa pela polícia depois de informar seu nome e endereço, em Nagareyama (Japão), informou a agência Kyodo.
As autoridades da província de Chiba capturaram o animal e o levaram a uma clínica veterinária, mas ele não parava de repetir "Nakamura Yosuke-kun", o nome dado por seu dono, Yoshio Nakamura, e a localização de sua casa, incluindo o número da residência.
Os responsáveis pela clínica informaram à polícia e pouco depois as autoridades localizaram Nakamura e lhe devolveram o papagaio-cinza, uma espécie de origem africana.
O dono disse que não estava preocupado porque, além de quase não voar, o animal tinha aprendido, entre outras coisas, seu nome e endereço.
Redação Terra
A perseguição de um gato atrás de um rato na estação central de energia da cidade de Tirana causou um "apagão" de 72 horas na capital da Albânia, disse a companhia de eletricidade na última sexta-feira.
"Um gato e um rato colidiram com cabos de alta voltagem", disse um porta-voz da companhia, mostrando fotografias dos animais eletrocutados. "Tiramos fotos porque nunca tínhamos ouvido falar de nada assim".
Albaneses reclamam dos constantes cortes de energia que ocorrem há décadas. A maioria dos imóveis de Tirana depende de geradores movidos a derivados de petróleo.
Reuters
Um adolescente foi pego usando o cartão de crédito do pai para contratar prostitutas para jogar videogame com ele em Newark, Estado americano do Texas. Ralph Hardy, 13 anos, gastou mais de R$ 48 mil com o serviço para ele e um grupo de amigos, segundo o diário online Metro.
O entregador de uma loja alertou a polícia após os garotos pedirem informações sobre onde poderiam encontrar prostitutas. Os garotos afirmaram ao entregador que haviam ganho dinheiro no jogo World Of Warcraft, mas ele suspeitou da idade deles.
Os oficiais que detiveram os adolescentes descobriram mais R$ 4,9 mil, um Xbox e as duas prostitutas quando chegaram ao motel. As mulheres afirmam que os garotos preferiram jogar videogame a fazer sexo.
Hardy foi condenado por fraude e terá que prestar três anos de trabalhos comunitários. Ele afirmou que seu pai nem lembraria do feito, já que ele esqueceu de comprar seu presente de aniversário uma semana antes.
Redação Terra