31 março, 2008
PLAQUINHA DE HOJE
Marcadores: plaquinhas
NOVAS E VELHAS
****
Morre Leonardo da Vinci e vai para o Céu. Na chegada, São Pedro pergunta-lhe:
****
A esposa adúltera está na cama com o amante em plena ação. Um barulho na fechadura da porta os assusta. Como todos sabem, os apartamentos modernos não tem espaço embaixo da cama, o beiral é ridículo e a varanda inexistente.Para piorar, ela mora no 12º andar. Sem se abalar, ela diz pro Ricardão:
****
Marcadores: piadas
ENTENDA TUDO SOBRE SEGURO-VIAGEM
Este é o seguro-viagem, que garante assistência médica para o viajante no exterior e deve ser feito antes do embarque, independente do tipo de viagem internacional (turismo, negócios, estudos, entre outras).
iGTurismo
Marcadores: utilidades
JORNAIS PEDEM DESCULPAS AOS PAIS DE MADELEINE
Os jornais "The Daily Express" e "The Daily Star" retificaram suas informações e pediram desculpas em suas capas por divulgar uma suposta ligação de Kate e Gerry McCann com o desaparecimento de Madeleine.
"Sabemos que não há provas para sustentar outra teoria que não seja a de que Kate e Gerry são completamente inocentes e que não têm relação alguma com o desaparecimento de sua filha", afirmaram os dois jornais.
As publicações, que pertencem ao grupo Express, publicaram informações de que o casal McCann estava relacionado com o desaparecimento de Madeleine, o que os pais da menina qualificaram de "difamação grotesca".
O grupo Express indicou que pagará uma substancial quantia como indenização, que será destinada à fundação Madeleine, criada pelos McCann para a busca da menina.
Madeleine desapareceu no dia 3 de maio de 2007, poucos dias depois de completar 4 anos, de seu quarto em um hotel em Praia da Luz, no Algarve português.
Semanas depois, a Polícia portuguesa declarou os pais suspeitos do desaparecimento.
O casal sempre alegou inocência no caso e iniciou uma campanha internacional para a busca da menina.
Efe, em Londres
Marcadores: notícia
NOMES PERFEITOS PARA AS RESPECTIVAS ATIVIDADES
P. Lúcia - Fabricante de Bichinhos
Pinto Souto - Fabricante de Cuecas
Marcos Dias - Fabricante de Calendário
Olavo Pires - Balconista de Lanchonete
Décio Machado - Lenhador
Oscar Romeu - Dono de Concessionária
Hélvio Lino - Professor de Música
K. Godói - Médico especialista em hemorróidas
Alberta Alceu Pinto - Garota de Programa
H. Romeu Pinto - Garoto de Programa
Eudes Penteado - Cabeleireiro
Sara Vaz - Mãe de Santo
Passos Dias Aguiar - Motorista de taxi
Sara Dores da Costa - Reumatologista
Jamil Jonas Costa - Urologista
Iná Lemos - Pneumologista
Ester Elisa - Enfermeira
Ema Thomas - Traumatologista
Malta Aquino Pinto - Médico especialista em doenças venéreas
Inácio Filho - Obstetra
Oscar A. Melo - Confeiteiro
Jacinto Pinto Aquino Rego - Corinthiano
Recebido por e-mail
Marcadores: humor
REVOLUÇÃO DIGITAL NO SALÃO DO LIVRO DE PARIS
A digitalização do livro, que passou do processo artesanal à era industrual, vai gerar uma mudança total nos modos de leitura e no mundo da edição, segundo profissionais reunidos no Salão do Livro de Paris, realizado esta semana na França (de 14 a 19 de março). Uma das atrações principais do salão é o livro eletrônico digital.
Além de um espaço de 500 metros quadrados, batizado "Leituras do @manhã", um dos principais acontecimentos do tradicional Salão do Livro é a apresentação do projeto Gallica2 (www.gallica2.bnf.fr), um programa de digitalização de grande porte que está sendo realizado pela Biblioteca Nacional da França e mobilizando as principais editoras francesas.
A Gallica2 já traz hoje 60 mil obras do acervo patrimonial da instituição, além de 2 mil títulos protegidos por direitos autorais. É um projeto experimental de divulgação do conteúdo digital, que deve durar um ano.
"É inevitável que o livro digital ganhe a batalha sobre o livro de papel, um pouco como o lenço de papel ganhou a batalha contra o lenço de pano", resumiu, em tom provocador, um dos participantes do evento, o sociólogo Serge Tisseron.
Os novos suportes de leitura, e-readers, e-books, são leves, fáceis de usar e já permitem uma leitura em condições aceitáveis das obras digitalizadas, mesmo se ainda há melhoras a serem feitas. Os novos aparelhos prometem um conforto de leitura quase equivalente ao do livro, graças à tinta eletrônica, desenvolvida recentemente. Apesar de ainda caros, esses aparelhos têm a vantagem de conseguir transportar verdadeiras bibliotecas.
Vários setores já aderiram ao formato digital, primeiramente o das enciclopédias, por razões evidentes de peso e da facilidade de consulta pelo computador. Há até casos como as enciclopédias Universalis e Quid, que renunciaram à versão papel.
A edição científica, médica e jurídica também oferecem cada vez mais conteúdos digitalizados. "É de se esperar uma grande progressão do digital nos próximos anos", considera Serge Eyrolles, presidente do Sindicato Nacional da Edição.
"A digitalização faz parte de nossas prioridades. Não vai ser fácil, mas não teremos escolha", reconhece Stéphanie van Duin, diretora de desenvolvimento da Hachette livro, uma das maiores editoras francesas. Mas reconhece: "o digital é caro. As editoras vão precisar passar por um trabalho de adaptação para investimento, os equipamentos são caros".
Apesar de tudo, o livro em papel ainda dá sinais de boa saúde, apresentando no Salão de Paris mais de 60 mil novidades publicadas em 2007 na França.
AFP e Libération (com tradução de Graziella Beting)
http://www.aber.org.br
Marcadores: informação, notícia
VIAGEM MARITIMA DA FAMÍLIA REAL, E A TRANSFERÊNCIA DA CORTE PORTUGUESA PARA O BRASIL
Autor: LIGHT, KENNETH
Marcadores: Livros
28 março, 2008
Marcadores: avisos
NOVAS E VELHAS
****
Qual é a diferença entre pavor e terror?
****
A mulher sai do banho completamente nua e o homem agarra-a contra a porta e faz amor violentamente com ela.
****
Um homem chega em casa e vê a mulher na cama com outro.
****
O gauchão de São Gabriel está preso na delegacia, roxo de cima a baixo, sangrando, todo arrebentado, mais enxovalhado que ninho de guaxo.
Marcadores: piadas
PANASONIC CRIA TV À PROVA DE DESASTRADOS
Um engenheiro da fabricante de eletrônicos explicou ao site NewScientist que a solução pode ser simples: adaptar uma velha tecnologia de televisores com tubo em aparelhos LCD e de plasma.
http://www.geek.com.br/modules/noticias/ver.php?id=17778&sec=6
Marcadores: notícia
MINISTÉRIO DA CULTURA DA ESPANHA OFERECE BOLSAS PARA MAIS DE 50 CURSOS
O Ministério da Cultura da Espanha está oferecendo a profissionais ibero-americanos bolsas para mais de 50 cursos na área da cultura que serão oferecidos por instituições espanholas, em Madri. Exemplos de alguns dos cursos oferecidos: "Conservación científica: acción integrada e interdisciplinar", oferecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Espanhol; "Conservación preventiva, Restauración y Documentación de Materiales americanos", realizado no Museo de América; "Conservación preventiva de colecciones mixtas", pelo Museo Nacional de Artes Decorativas; "Conservación y restauración de documentación" ou "Conservación y tratamiento de la documentación fotográfica", no Archivo General de la Administración; "Obtención de soportes alternativos de conservación y difusión de contenidos: fotografía, microfilme y digitalización", no Servicio de Fotografía, Microfilme y Digitalización da Biblioteca Nacional; "Restauración de publicaciones menores, fondos de la signatura Varios Especiales y distintos materiales gráficos pertenecientes a diversos Servicios y Secciones en soporte de papel", Departamento de Preservación y Conservación da Biblioteca Nacional;"Encuadernación artística de fondos antiguos y/o modernos pertenecientes a diversos Servicio y Secciones de la Biblioteca Nacional", pelo Laboratorio de encuadernación da Biblioteca Nacional de España; "Aplicación de los métodos de análisis para el estudio de materiales en obras de arte contemporáneo", no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía.
A relação completa dos dos cursos está no site: http://www.mcu.es/ayudasSubvenciones/docs/cooperacion/ProfesionalesIberoamericanosCursos2008.pdf
As inscrições vão até 4 de abril.
Informações no portal:
Marcadores: utilidades
PROFISSÃO: COVEIRA
Quando a funcionária pública Sônia da Silva Severiano assumiu o cargo de coveira, em outubro de 2005, colegas de trabalho apostaram que ela não suportaria mais de uma semana no Cemitério Morada da Grande Planície, o único de Praia Grande, no litoral de São Paulo. Isso porque fazer sepultamentos e exumações exige mais que equilíbrio emocional: requer força física. Uma força que Sônia desconhecia até ser informada de que, para exercer a função para a qual prestou concurso, precisava saber manejar enxada e picareta. Enfrentou as dificuldades, dedicou-se ao trabalho e hoje mostra as mãos calejadas, marcadas por muitas histórias.
Marcadores: notícia
PROJETO PREVÊ TRANSFERÊNCIA DE SEDE DE GOVERNO DE SP PARA O PALÁCIO DOS CAMPOS ELÍSEOS
O projeto foi elaborado pela FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da USP) a pedido do governador, informa a coluna.
O projeto prevê ainda que quatro casas localizadas no entorno do Palácio dos Campos Elíseos, tombadas, passem a abrigar gabinetes de outros secretários de Serra. Também seria construído um bulevar no local.
Folha Online
Marcadores: notícia
PROJETO DE LEI RELATIVO À REGULAMENTAÇÃO DA ATIVIDADE PROFISSIONAL É APRESENTADO NA CÂMARA
Mais um passo foi dado no caminho para a regulamentação da atividade profissional dos conservadores-restauradores de bens culturais elaborado pela ABER, ABRACOR e representantes de outras associações profissionais. No dia 18 de março, o projeto de lei foi apresentado no plenário da Câmara dos Deputados, pelo deputado Carlos Abicalil, e protocolado sob o número 3053/2008.
Agora que o projeto de lei já foi apresentado, os interessados em acompanhar o andamento da proposição podem se cadastrar no site da Câmara dos Deputados e receber, por e-mail, avisos sobre a evolução do processo. Para isso, é preciso cadastrar o e-mail no site http://www.camara.gov.br/internet/sileg/e preencher o formulário com o número do projeto (3053) e o ano (2008) e clicar em "Cadastrar para acompanhamento". Sempre que houver alguma tramitação na Câmara, o usuário cadastrado será avisado.
O intervalo de tempo entre a entrega do texto original do projeto pelas associações ao deputado, em setembro do ano passado, e a apresentação, semana passada, se deve, segundo informações fornecidas pelo próprio deputado Abicalil, a um problema em sua tramitação interna. "Enviamos, em setembro de 2007, o projeto para o órgão competente da Casa, qual seja, Consultoria Legislativa, para elaboração e atendimento às técnicas legislativas e redação oficial. Porém, devido a demora no aprontamento, cobramos uma posição da consultoria, que prontamente finalizou o processo, e remeteu ao gabinete. Constatamos que o projeto foi alterado substancialmente por aquele órgão técnico, impossibilitando assim, como não poderia deixar de ser, a apresentação da proposta junto às Comissões", relatou o deputado.
Depois disso, a ABER e ABRACOR reenviaram o projeto original, tal como foi formulado pelas associações, e ele foi dessa forma apresentado pelo deputado no plenário. Abicalil reafirmou, em comunicado, seu comprometimento com a causa dos profissionais conservadores-restauradores.
O Projeto de Lei pode ser consultado, na íntegra, no site: http://www.camara.gov.br/sileg/MostrarIntegra.asp?CodTeor=545821
Marcadores: informação, notícia, utilidades
QUEM PROCURA, ACHA
Cientista japonês cria óculos que ajudam a localizar objetos perdidos. No futuro, aparelho poderá mostrar ao usuário informações completas sobre o mundo ao seu redor
Pesquisadores japoneses desenvolveram "óculos inteligentes" capazes de gravar tudo o que o usuário vê e reconhecer os objetos na imagem. Eles contém uma câmera de vídeo e um pequeno projetor, ligados a um computador equipado com software que, segundo o Dr. Yasuo Kuniyoshi, criador do projeto, é o mais avançado sistema de reconhecimento de objetos no mundo.
O aparelho é um dos muitos meios que cientistas de todo o mundo buscam para utilizar a tecnologia a fim de complementar e melhorar nossa experiência no mundo real, num conceito batizado de "augmented reality", em inglês.
O funcionamento é simples: usando os óculos, o usuário passeia por sua casa ou local de trabalho filmando os objetos do dia-a-dia e os identificando: "este é meu celular", "estas são as chaves do carro". O computador "aprende" a identidade dos objetos e armazena a informação em um banco de dados. Mais tarde, quando o usuário estiver procurando as chaves, pode perguntar "onde estão minhas chaves?". O computador irá consultar as imagens feitas ao longo do dia e projetar, na lente dos óculos, um clipe mostrando o último local onde elas foram vistas.
Segundo o Prof. Kuniyoshi, no futuro seu sistema poderá ser integrado a bancos de dados, o que daria ao usuário acesso a todo um universo de informações sobre o que vê no dia-a-dia. A espécie exata de um animal, o nome daquela flor ou informações atualizadas sobre um amigo que você não vê há tempo.
Depois de demonstrar que o conceito funciona, os pesquisadores agora trabalham na miniaturização do aparelho. Não há previsão para chegada da tecnologia ao mercado.
Rafael Rigues
Marcadores: notícia, utilidades
27 março, 2008
Marcadores: charges
NOVAS E VELHAS
****
Um homem entra na sacristia com uma cabra e diz ao padre:
****
Um homem está numa fila no banco quando sente umas mãos nos ombros. As mãos descem-lhe rapidamente pelas costas e agarram-no na bunda.
****
Uma mulher diz a outra:
****
Um alentejano vê numa vitrine um anúncio de uma moto-serra que dizia:
Marcadores: piadas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
A cidade de Simões Filho, na Bahia, pode virar a detentora de um recorde no Guinness, o livro dos recordes, por ter o maior ovo de galinha do mundo, informou a agência Futura.
O morador do município Genivaldo dos Santos exibiu na manhã de hoje para a imprensa um ovo posto por sua galinha. O detalhe é que o ovo tem nada menos do que 250 gramas.
De acordo com o Guinness, o maior ovo de galinha do mundo era cubano e pesava cerca de 148 gramas. Ou seja, o ovo bahiano superou o cubano por mais de 100 gramas.
Redação Terra
Um clube de futebol da Segunda Divisão Regional da Espanha realizou no domingo uma promoção diferente. O clube Amoeiro soltou no campo do Estádio A Penafita uma vaca para que o animal decidisse quem seria o vencedor de um carro. Em um site, foram vendidos pedaços do gramado e o comprador do primeiro local em que a vaca deixasse suas fezes ficaria com o prêmio. A vaca, chamada Rubia, demorou apenas 7 minutos para fazer a sua parte. No entanto, os organizadores da promoção descobriram que o lugar escolhido pelo animal, na verdade, era o cruzamento de quatro pedaços de terra, pertencentes a quatro pessoas diferentes. No final, o carro foi para o dono da parte mais afetada. Os outros três vencedores ficaram com uma moto, uma viagem para as Ilhas Canárias e uma televisão de plasma.
Conta Outra
Irene Fedorova, de 67 anos, pegou numa pesada mochila que tinha debaixo da cama, apanhou o ônibus e dirigiu-se a uma esquadra da polícia da região russa de Orenburg. A tranquilidade da senhora surpreendeu as autoridades, pois quando abriram o saco que ela lhes entregou este estava carregado de granadas de mão.
Irene explicou que decidiu aproveitar a recolha de armas levada a cabo pelas autoridades russas para se livrar da perigosa carga, que pertencia ao seu antigo marido, que achou por bem guardá-la debaixo da cama.
Um dos agentes adiantou que se tratavam de granadas de fragmentação, que quando detonadas espalham fragmentos letais, que podem matar a 15 metros de distância.
Dois dos engenhos apresentavam já detonadores defeituosos, que poderiam provocar uma explosão a qualquer momento.
Irene só se queixou de ter tido de apanhar o ônibus, para entregar uma carga tão pesada.
Portugal Diário
Durante o feriado judeu da Pessach, alimentos não-kosher como feijão, lentilha e pães fermentados são proibidos. Este ano, um item em específico na lista de proibições dos rabinos causou estranheza: a maconha.
Até mesmo o partido que tem como plataforma a liberalização da cannabis em Israel está de acordo com o veto no feriado, mas há quem o considere uma faca de dois gumes. Pois, se a maconha é proibida durante a Pessach, supõe-se que ela seja permitida durante o resto do ano.
A Pessach, que quer dizer “passagem” e também é conhecida como Páscoa judaica, representa a libertação do povo de Israel no Egito. As festividades começam no pôr-do-sol de segunda-feira e se estendem por uma semana. A tradição judaica manda comer um pão não-fermentado chamado matzá.
Growroom Blog
A Justiça da Sicília, na Itália, mandou um homem acusado de pertencer à máfia local sair da prisão e voltar para casa. Tudo porque ele está tão pesado que não tem espaço suficiente na cela. A ordem aconteceu após um pedido do advogado do preso.
Salvatore Ferranti, que pesa 210 quilos, foi liberado após passar os últimos seis meses em quatro diferentes prisões italianas.
Policiais contaram para a agência de notícias Reuters que era comum terem que intervir para ajudar Ferranti, conhecido como "Mafioso". Era na hora de se vestir e também quando tinha que ir ao banheiro, já que não conseguia passar pela porta.
Outro problema é que não havia cama forte o suficiente para suportar o peso do presidiário.
Ferranti é acusado de fazer parte da máfia de Salvatore Lo Piccolo, detido em novembro último.
Minuto a Minuto
Marcadores: notícia
26 março, 2008
NOVAS E VELHAS
****
Um garoto chega em casa e diz chorando para sua mãe:
****
Os homens e as mulheres são diferentes, não há dúvidas. Mas, em vez de focarmos as características negativas de ambos, porque não evidenciar os aspectos positivos?
****
Um padre e um rabino precisavam fazer uma viagem e decidiram alugar um carro.
Mal chegam ao carro, o padre começa a atirar água para cima do capô.
****
Um sujeito entra num banco, dirige-se à caixa e diz à senhora:
Marcadores: piadas
VII PRÊMIO LITERÁRIO LIVRARIA ASABEÇA - 2008
INSCRIÇÕES:
Inscrições até 30 de junho de 2008 e deverão ser feitas somente pela Internet: AQUI
Ao fazer a inscrição, o autor estará concordando com as regras do prêmio, inclusive autorizando a publicação dos trabalhos em livro pela Scortecci Editora e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.
A Livraria e Loja Virtual Asabeça escolherá uma Comissão Julgadora composta de três membros de renomado prestígio literário por categoria, e uma Comissão Organizadora que resolverá os casos omissos deste regulamento, se houver.REGULAMENTO
O autor poderá participar das três categorias ao mesmo tempo desde que proceda em conformidade com as normas de cada categoria, inclusive pagando três taxas de inscrição. Os trabalhos deverão estar em língua portuguesa, o que não impede o uso de termos estrangeiros no texto.
Para cada categoria será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 15,00 através de Boleto Bancário emitido pelo sistema no ato da inscrição.
ATENÇÃO:
É vetada a participação de autores que já receberam prêmio da publicação seja como Vencedor ou Menção Honrosa, o que não impede a participação na Antologia dos Vencedores do Prêmio Asabeça.
CATEGORIA POESIA
Cada autor deverá inscrever-se obrigatoriamente com dois poemas de no máximo três páginas cada, formato A4 (210 x 297 cm), utilizando somente um lado da folha, texto digitado em Word, em corpo 12 e fonte Times New Roman. Os poemas devem ter obrigatoriamente um título. Não há necessidade de pseudônimo. Preencher a ficha de inscrição completa que está na home page, anexar as POESIAS e enviar. No ato da inscrição o sistema emitirá automaticamente um boleto bancário com compensação nacional.
CATEGORIA CONTOS / CRÔNICAS
Cada autor deverá inscrever-se obrigatoriamente com dois contos ou crônicas de no máximo cinco páginas cada, formato A4 (210 x 297 cm), utilizando somente um lado da folha, digitado em Word, em corpo 12 e fonte Times New Roman. Os contos ou crônicas terão que ter obrigatoriamente um título. Não há necessidade de pseudônimo. Preencher a ficha de inscrição completa que está na home do site, anexar os CONTOS ou CRÔNICAS e enviar.
Cada autor deverá inscrever-se obrigatoriamente com uma única história de texto infantil de no máximo 10 (dez) páginas, formato A4 (210 x 297 cm), utilizando somente um lado da folha, digitado em Word, em corpo 14 e fonte Times New Roman. A história deve ter obrigatoriamente um título. Não há necessidade de ilustrações. Preencher a ficha de inscrição completa que está na home do site, anexar o TEXTO e enviar. No ato da inscrição o sistema emitirá automaticamente um boleto bancário com compensação nacional.
Não haverá segunda etapa para esta categoria. O resultado final será divulgado em agosto/2008.
2ª ETAPA DO CONCURSO
CATEGORIAS POESIA e CONTOS /CRÔNICAS
Serão selecionados na 1ª Etapa do concurso 15 (quinze) autores por categoria, com base no conjunto do material entregue pelo autor. Na 2ª Etapa, cada autor CLASSIFICADO deverá entregar, no prazo de até 40 (quarenta) dias a contar da data da divulgação oficial (agosto de 2008), os originais de um livro com até 80 páginas, deixando reservado 12 páginas para folhas de abertura, créditos, dedicatória, prefácio, sumário, selo da gráfica, etc.
A Comissão Organizadora orientará individualmente cada autor, ajudando-o, se necessário, na elaboração do boneco para a 2ª Etapa. Os autores que não cumprirem o prazo serão automaticamente desclassificados.
Atenção: Todos os autores classificados na 1ª Etapa, terão seus trabalhos publicados na Antologia do VII Prêmio Literário Livraria Asabeça – 2008, independentemente de estarem participando ou não da 2a. etapa.
RESULTADO FINAL
O resultado final do VII Prêmio Literário Livraria Asabeça-2008, 2ª Etapa, dar-se-á em dezembro de 2008 e será publicado oficialmente no portal Concursos Literários, no site da Livraria Asabeça e sites do Grupo Editorial Scortecci.
PRÊMIOS
1º Lugar Categoria Poesia: Um contrato de edição e impressão de 250 (duzentos e cinqüenta) exemplares (sendo 200 exemplares para comercialização através da Livraria e Loja Virtual Asabeça e 50 exemplares inteiramente grátis para o autor), com 80 (oitenta) páginas, formato 14 x 20,7cm, sendo: 1) Miolo - Impressão em duplicador digital, preto e branco, sem o uso de fotolitos, em papel offset branco 75 gramas, acabamento telado e colado em cadernos de 4 páginas. 2) Capa - Impressão em 4 cores (quadricromia), em papel Cartão branco 250 gramas, com orelhas e plastificação brilhante.
1º Lugar Categoria Contos / Crônicas: Um contrato de edição e impressão de 250 (duzentos e cinqüenta) exemplares (sendo 200 exemplares para comercialização através da Livraria e Loja Virtual Asabeça e 50 exemplares inteiramente grátis para o autor), com 80 (oitenta) páginas, formato 14 x 20,7cm, sendo: 1) Miolo - Impressão em duplicador digital, preto e branco, sem o uso de fotolitos, em papel offset branco 75 gramas, acabamento telado e colado em cadernos de 4 páginas. 2) Capa - Impressão em 4 cores (quadricromia), em papel Cartão branco 250 gramas, com orelhas e plastificação brilhante.
1º Lugar Categoria Infantil: Um contrato de edição e impressão de 200 (duzentos) exemplares (sendo 150 exemplares para comercialização através da Livraria e Loja Virtual Asabeça e 50 exemplares inteiramente grátis para o autor), com 32 (trinta e duas) páginas, formato 16x23 cm, sendo: 1) Miolo - Impressão em digital, 4 x 4 colorido, sem o uso de fotolitos, em papel couchê fosco 115 gramas, acabamento grampeado. 2) Capa - Impressão em 4 cores, em papel Cartão branco 250 gramas, sem orelhas, com laminação fosca.
A título de Direito Autoral cada autor receberá 10% (dez por cento) sobre o preço de capa de sua obra comercializada através da Livraria e Loja Virtual Asabeça, pelo prazo de 1 (um) ano ou o término da edição, o que acontecer primeiro. Após o término do contrato o autor poderá adquirir o saldo com desconto de 80% sobre o preço de capa praticado na época. Não havendo interesse por parte do autor os livros serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas, escolas públicas e divulgação do próprio Prêmio Asabeça.
Inscreva-se aqui.
Marcadores: informação, utilidades
POLÍCIA INVADE CONSULADO DO BRASIL EM LISBOA
"Três elementos da PSP (Polícia de Segurança Pública) deslocaram-se ao Consulado-Geral do Brasil com a finalidade de interceptar um indivíduo suspeito de homicídio", diz comunicado divulgado nesta quarta-feira pela polícia portuguesa.
"Sobre o suspeito havia a indicação de se tratar de um indivíduo perigoso", acrescenta a nota. "No consulado, a PSP entrou até a área de atendimento ao público, onde houve necessidade de identificar algumas pessoas que ali se encontravam."
"Toda esta situação foi devidamente explicada ao senhor cônsul, após o que os elementos da PSP se retiraram", diz a polícia. "O indivíduo procurado veio a ser interceptado, pela PSP, e entregue à Polícia Judiciária de Setúbal."
Protesto
O consulado brasileiro formalizou uma queixa contra a operação. O ministério das Relações Exteriores afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a queixa foi feita porque a PSP não agiu conforme o procedimento e que a representação diplomática em Lisboa respondeu de forma "enérgica e rápida". O Itamaraty ainda ressalta que o cônsul não foi consultado pela polícia portuguesa sobre uma autorização para a ação.
O episódio ocorrido na terça-feira despertou protestos da Casa do Brasil de Lisboa (CBL), uma associação civil de brasileiros residentes em Portugal.
A associação diz que, depois da intervenção do cônsul, os agentes se deslocaram para a entrada do prédio, um imóvel particular onde o consulado aluga dois andares.
"A Casa do Brasil protesta contra esta ação de clara intimidação aos cidadãos brasileiros presentes no consulado e espera que a PSP esclareça as razões da mesma", diz o texto, "embora seja certo que a polícia portuguesa não pode entrar no consulado ou na embaixada, a não ser que tenha sido chamada pelas autoridades brasileiras competentes, o que não foi o caso".
"A Casa do Brasil espera que as autoridades brasileiras protestem energicamente contra a invasão de seu território – o consulado, que é, também, a casa dos brasileiros em Lisboa", conclui o comunicado.
Marcadores: notícia
MEDITAÇÃO
Quando se sentir relaxado e centrado, se veja circundado por uma luz sagrada e amorosa.
Permaneça com essa sensação e diga em voz alta ou em silêncio para você mesmo:
Faça esta prece para o mesmo número de pessoas que você incluiu na primeira " as que você ama" Isto cria equilíbrio.
*Esta é uma meditação baseada no Tonglen.
http://www.neotantra.com/
Marcadores: reflexão
MEC: 70% DOS JOVENS DEFICIENTES ESTÃO FORA DA ESCOLA
Os números foram obtidos a partir de um cruzamento de dados realizado pela Secretaria de Educação Especial do MEC e pelo Ministério do Desenvolvimento.
Segundo o MEC, o foco agora é identificar quais as barreiras que impedem o acesso à escola e a permanência desses jovens com deficiência em instituições de ensino.
Último Segundo
Marcadores: def. fisicos, def. visuais, notícia
LA BODEGA
O livro contém todos os ingredientes que fizeram de Gordon um escritor de sucesso internacional: personagens fortes, ampla pesquisa histórica e retratos fidedignos da época abordada. Dessa vez, ele adiciona ainda intrigas políticas e amorosas, acompanhadas por um bom vinho e da descrição de paisagens deslumbrantes.
La Bodega
Autor: Noah Gordon
Tradução: Pinheiro de Lemos
Editora: Rocco
Páginas: 328
Preço: R$ 39,50
Marcadores: Livros
LULA CRITICA PRECONCEITO E DIZ QUE TEVE DIFICULDADE PARA INDICAR NEGRO AO STF
Durante o discurso na cerimônia de formatura da Unipalmares --que tem 87% dos alunos afrodescendentes--, lula contou a história de duas alunas que superaram as dificuldades e se formaram e hoje estão trabalhando em bancos. Na avaliação do presidente, a formatura dos 126 alunos, sendo 110 negros, demonstra que o Brasil começou a mudar.
"A gente tem que acreditar que o Brasil começou a mudar, porque a gente não via um negro no banco há muito tempo, a não ser se fosse para depositar dinheiro para o seu patrão. A gente não via negro dentista nem médico. Poucos negros são advogados. Eu lembro o esforço que fiz para encontrar um negro para levar para a Suprema Corte desse país", afirmou Lula, em uma referência indireta ao ministro Joaquim Barbosa --o único negro a integrar o STF.
O presidente também criticou o fato de a imprensa sempre mostrar o negro em em situações constrangedoras.
Lula ressaltou a importância de a imprensa registrar a conquista dos estudantes negros, porque, segundo ele o Brasil não é apenas "um mundo de criminalidade que aparece na televisão". "Existem outras coisas importantes que o negro e o pobre fazem nesse país mas que não têm o espaço necessário", disse.
Políticos
A cerimônia de formatura na Unipalmares começou ontem à noite e se estendeu até a madrugada desta sexta-feira. A solenidade reuniu diversos políticos no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. Entre as autoridades estavam o governador de SP, José Serra (PSDB), o prefeito Gilberto Kassab (DEM), o senador José Sarney (PMDB-AP), além de Lula e seis ministros: Fernando Haddad (Educação), Edson Santos (Igualdade Racial), Márcio Fortes (Cidades), Miguel Jorge (Desenvolvimento), Orlando Silva (Esportes) e Luiz Marinho (Previdência).
O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e a secretária de Estado do Rio Benedita da Silva (PT) foram os paraninfos dos formandos.
A formatura também contou com a participação de artistas como os cantores Martinho da Vila e Sandra de Sá e o ator Milton Gonçalves.
REGIANE SOARES
Marcadores: notícia
INSTITUIÇÃO E ACERVO PORTUGUÊS EM VERSÃO DIGITAL
Uma visita virtual à Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra vai ser possível na Internet e num DVD que mostra o monumento do barroco português em três dimensões, desvendando até alguns aspectos normalmente inacessíveis.
A visita em ambiente virtual permitirá apreciar detalhes do monumento não visíveis a olho nu - como os afrescos dos tetos - e até penetrar em espaços não acessíveis ao público, nomeadamente os seus dois pisos subterrâneos.
Carlos Fiolhais, director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC) - que integra a Biblioteca Joanina - disse à agência Lusa que o DVD deverá estar concluído este mês e será distribuído em seis línguas.
Além de permitir a visualização do monumento nacional, incluirá também a digitalização integral de um conjunto de 21 obras, selecionadas entre as mais raras e valiosas do "rico espólio bibliográfico e documental" da Biblioteca Geral.
Entre as primeiras edições que se poderão "folhear" no DVD e no site internet constam a "Peregrinação" (1614), de Fernão Mendes Pinto, "Só" (1892), de António Nobre, e a "Mensagem" (1934), de Fernando Pessoa.
Edições da Bíblia datadas da Idade Média, a "Odisseia", de Homero, e "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, são outros dos livros disponíveis.Segundo o director da BGUC, a digitalização vai continuar para além deste projeto.
"Queremos que a sensação de imersão no passado seja partilhada por mais gente, usando as novas tecnologias, que estão cada vez mais sofisticadas. Esses bens não são só da Universidade, são de todos", frisou o professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
De acordo com Carlos Fiolhais, este projeto constitui também uma forma de "enriquecer a candidatura" da Universidade de Coimbra a Património Mundial da Humanidade, "ao tornar acessível a um número maior de pessoas este exemplar único da arquitetura e arte barrocas".
Construída no século XVIII sobre uma prisão medieval, mais tarde transformada em cárcere académico (hoje visitável), a Biblioteca Joanina é um monumento procurado anualmente por milhares de turistas de todo o mundo.
O edifício, encomendado por D. João V para abrigar a nova "Casa da Livraria" da Universidade, guarda "um preciso acervo bibliográfico constituído por mais de 60.000 volumes de obras impressas nos séculos XVI a XIX que podem ser requisitadas e consultadas no edifício principal da Biblioteca Geral", lê-se no site da BGUC na Internet.Atualmente, está sendo realizado o programa "SOS Livro Antigo", que pretende restaurar livros com a ajuda de mecenas, cedendo o uso do espaço.
Paredes com mais de dois metros de espessura garantem uma boa climatização do monumento do barroco português, cujo arquiteto é desconhecido, e que impressiona pelo fausto do seu interior. "É como um templo, em que o rei substitui a divindade: há até quem se benza à entrada", comenta Carlos Fiolhais.
Fonte: Lusa / AO online
http://www.aber.org.br
Marcadores: informação
AMEIXA UMEBOSHI
Marcadores: utilidades